Pedra Azul é um dos cartões postais mais famosos do Espírito Santo e era um dos destinos que eu mais queria conhecer no estado. O local é super charmoso, repleto de belezas naturais e paisagens espetaculares. Confira a seguir tudo o que você precisa saber para conhecer Pedra Azul, como chegar, onde ficar, o que fazer, entre outras dicas!
Não deixe de nos seguir lá no Instagram @seguenaviagem para acompanhar
nossas viagens em tempo real.
Onde fica e como chegar em Pedra Azul
Pedra Azul pertence à Domingos Martins, um dos municípios de imigrantes europeus da região serrana do Espírito Santo. Porém, Pedra Azul fica em um distrito do município chamado Aracê, distante cerca de 55 km do centro de Domingos Martins. Da capital Vitória, a distância é de aproximadamente 93km.
Estando em Vitória você tem algumas opções para chegar em Pedra Azul. A primeira e mais prática é alugar um carro, que foi exatamente como fizemos e é o mais recomendado para aproveitar o máximo de Pedra Azul e explorar todos os cantinhos possíveis.
Mas lembre-se de reservar com antecedência, pois se você deixa para alugar na hora de retirar o carro, os valores são bem mais altos. Reservamos o nosso no site da RentCars, onde você compara os preços da locação dos veículos e consegue alugar seu carro com o melhor custo-benefício.
Clique aqui para reservar seu carro na RentCars e garantir o melhor preço!
Mas por que se chama Pedra Azul? A pedra muitas vezes adquire uma coloração azul, verde ou até amarela, graças aos líquens que crescem na pedra, fazendo com que ela mude de cor cerca de 36 vezes por dia, dependendo da incidência de luz solar.
Aproveite que estará de carro para fazer uma parada no centrinho da charmosa cidade de Domingos Martins, que está praticamente na metade do caminho.
Outra opção é ir até Pedra Azul de ônibus. A empresa que opera este trecho é a Viação Águia Branca. Seus ônibus partem diariamente da Rodoviária de Vitória, localizada próximo ao centro da capital, em diversos horários entre 5h e 18h30.
São cerca de 2 horas de viagem de Vitória até a entrada do Parque que é o ponto de desembarque. De lá até o Portal da Pedra Azul são 2 km pela famosa Rota do Lagarto, que podem ser feitos caminhando ou de táxi. Neste local, a beira da rodovia, há um restaurante, loja de conveniência e também uma base de apoio ao turista. Para voltar de Pedra Azul a Vitória, os ônibus passam no KM 88 até aproximadamente 19h.
A passagem custa em torno de R$35. Você pode conferir os horários e comprar a passagem no site da Viação Águia Branca e como destino você deve colocar “Fazenda do Estado – ES”.
Se você tem pouco tempo, uma opção é ir para Pedra Azul com as agências de turismo através de um passeio bate e volta que partem frequentemente dos hotéis em Vitória ou Vila Velha, e custam em média R$ 115. Duas agências que pesquisamos e fazem esse passeio são: Integraz e a Expert turismo receptivo.
Quando ir à Pedra Azul
Pedra Azul é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, mas pela sua localização na região das Montanhas Capixabas, é durante o inverno que a região se torna mais procurada pelos turistas, coincidindo com a alta temporada, que vai de junho a agosto.
Durante o inverno você conseguirá curtir o friozinho da montanha apreciando a gastronomia local, mas saiba que é justamente nessa época que os preços das hospedagens e restaurantes sobem bastante, então se quiser economizar sem deixar de curtir o clima frio, procure ir nos meses antes ou logo após o inverno, como maio e setembro.
É importante saber que, como Pedra Azul fica na serra, o clima é bem úmido e imprevisível. Pode fazer calor ou frio em qualquer época do ano, então recomendamos estar preparado com algum casaco e calça. Pra vocês terem ideia, fomos em fevereiro e pegamos serração, chuva e um pouco de calor, praticamente três estações em um dia só.
Outra dica é visitar Pedra Azul de quinta a domingo, quando todos os estabelecimentos estão abertos, principalmente se for em baixa temporada, fora desses dias os restaurantes e aos demais atrações ficam fechadas. E aos finais de semana e feriados procure chegar bem cedo, pois a localidade costuma ficar lotada, principalmente por ficar pertinho de Vitória.
Onde ficar em Pedra Azul
Pedra Azul conta com inúmeras hospedagens para atender aos variados perfis de viajantes. Para facilitar sua escolha, trouxemos algumas pousadas tradicionais da região como sugestões de onde se hospedar em Pedra Azul.
Pousada Pedra Azul
Além da localização privilegiada, no meio da rota, a Pousada Pedra Azul possui ambientes super aconchegantes, em meio a natureza, com uma estrutura surpreendente e lindas paisagens, inclusive com uma vista incrível para a Pedra Azul.
E se você não for se hospedar nessa pousada, é possível fazer uma visita ao seu restaurante que é aberto ao público e ainda fazer um registro aproveitado a vista para a Pedra Azul que é a melhor de toda a região. Fomos almoçar no Restaurante do Lago e ficamos encantados com tudo!
Pousada Rabo do Lagarto
A Pousada Rabo do Lagarto é uma pousada de charme, a mais luxuosa de Pedra Azul, com quartos extremamente bem decorados, dignos de novela, confortáveis e um atendimento muito elogiado.
Outro ponto positivo é que ela fica, praticamente, no Quadrado de São Paulino, no final da rota do lagarto, onde há uma área com restaurantes, lojinhas e cafés.
Aroso Paço Hotel
O Aroso foi um dos primeiros hotéis de grande porte a serem construídos na região de Pedra Azul, é literalmente uma mansão no topo da montanha, com apartamentos e suítes deslumbrantes. Ele é imponente, grande, com áreas arejadas e decoradas no estilo clássico. Tem uma vista linda para a Pedra Azul, que pode ser apreciada diretamente da piscina aquecida.
Hotel Vista Azul
O Vista Azul foi o nosso escolhido para nos hospedarmos. É muito agradável e custo-benefício é bem interessante, principalmente comparado aos outros hotéis da região. O Ponto negativo é que ele não fica bem na rota do lagarto, mas se você estiver de carro isso não será problema.
Pousada Peterle
A Pousada Peterle fica no começo da Rota do Lagarto, para quem vem da BR 262, e é muito bem avaliada. Os preços podem ser interessantes para quem não quer gastar muito. Suas opções de acomodação vão de suítes com lareira a chalés com hidromassagem e varandas com vista para a Pedra Azul. Tudo construído em arquitetura rústica de madeira e tijolos. Conta com área de lazer completa com piscina, sauna e churrasqueira.
Chez Pousada Orgânica
A Chez Pousada Orgânica é rodeada pela natureza, com beleza para todos os lados. Perfeita para quem precisa renovar as energias e relaxar com muito conforto. O café da manhã é muito elogiado pelas suas opções de alimentos orgânicos.
Pousada Vale Du’Carmo
Afastada cerca de 6km da BR-262, a Pousada Vale Du’Carmo é um verdadeiro refúgio dentro da área rural. Por isso, se você busca descanso e sossego, essa é uma ótima pedida. É uma pousada mais barata em relação às demais, mas com todo o conforto e qualidade de uma hospedagem em Pedra Azul. Afinal, oferece café da manhã com produtos artesanais, sauna panorâmica com vista para a natureza e um bom restaurante no local.
Pousada dos Pinhos
Outra pousada super tradicional em Pedra Azul, a Pousada dos Pinhos é como um hotel fazenda e um dos pontos positivos é que ela tem pensão completa com café da manhã, almoço e jantar no pacote.
Como tem mais opções de entretenimento dentro da pousada, como piscina aquecida, toboágua e brinquedoteca, pode ser interessante para quem viaja com crianças. O ponto negativo é que fica fora da Rota do Lagarto.
Para ver mais opções de hotéis e pousadas em Pedra Azul, clique aqui.
Onde Comer em Pedra Azul – Os Melhores restaurantes
Você vai ter sérios problemas para escolher onde comer em Pedra Azul! Todos os restaurantes são fantásticos, a culinária local é maravilhosa, de muita qualidade e bem variada. Como essa região recebeu forte imigração italiana, percebe-se claramente a sua influência, principalmente na gastronomia.
Mas eu não vou negar. Não é barato comer em Pedra Azul, os valores podem ser bem “salgados”! Nos principais restaurantes, a média dos pratos gira em torno de 60 a 70 reais.
Don Calmon
Restaurante tradicional de Pedra Azul, com uma paisagem linda e pratos super saborosos e diferenciados. Sua especialidade é a cozinha italiana, influência marcante e predominante nas serras capixabas, mas o cardápio é bem variado, inclusive com opção para crianças. Pedimos um Ravioli de Pera com gorgonzola, estava com um sabor surpreendente, e um risoto de alho poró com bife ancho angus ao molho de shitake que também estava divino.
Travoletta
Esse restaurante é sensacional e tem um clima super romântico em um ambiente aconchegante e acolhedor, tanto na parte interna quanto na externa. E a gastronomia do lugar… chega a dar água na boca só de lembrar. Pedi o carro-chefe da casa, Risotto Lord Bernard com Medalhão de filé mignon e fiquei sem palavras, parecia uma explosão de sabores. O Cézar foi no espaguete à carbonara, e o legal desse prato é que a finalização é feita pela chefe na sua mesa, o que torna a experiência ainda mais marcante.
Don Due
Outro tradicional e sofisticado restaurante de culinária italiana em Pedra Azul. O local é super charmoso, ambiente acolhedor, fica em um dos trechos mais bonitos da Rota do Lagarto e tem uma vista linda para Pedra Azul.
Restaurante do Lago (Pousada Pedra Azul)
A Pousada Pedra Azul conta com o restaurante aberto para os não-hóspedes e vale muito a pena a parada. Além de pratos deliciosos, a pousada é maravilhosa e tem lindas vistas e paisagens. A grande atração é o Lago Negro onde é possível apreciar a pedra refletida. A nossa pedida foi um bacalhau que virou o ponto alto da viagem, estava sensacional!
Alecrim
Chegando ao final da Rota do Lagarto você encontra uma simpática casinha colonial pintada com cores vibrantes onde fica o Alecrim, restaurante especializado em cozinha artesanal. Todo cercado por jardins fabulosos com mesas no salão e linda varanda.
Cervejaria Azzurra
Pra quem procura um ambiente mais descontraído, a Cervejaria Azzurra é o lugar. Ela fica no final da Rota do Lagarto, no quadrado de São Paulino, e é local é perfeito para provar as cervejas e petiscar, o cardápio é de dar água na boca.
Rochi Beer Cervejaria Artesanal
Outra cervejaria artesanal da região é a Rochi Beer, seu bar possui ótimos petiscos e conta com uma vista privilegiada para a Pedra Azul. A fábrica é aberta à visitas e recebe turistas do Brasil e do mundo. As cervejas são produzidas no local e destinadas ao consumo no bar, além de ficar à venda em todo o estado.
Tuia Gastronomia e Arte
O restaurante Tuia fica no Quadrado de São Paulino, no final da Rota do Lagarto. No Tuia, a especialidade são os crepes, mas a feijoada e as cervejas artesanais também chamam a atenção de todos que passam por lá, além dos outros pratos principais do cardápio. O local é super agradável e tem um cenário lindo!
Restaurante Passos
Esse restaurante está fora da zona turística, mas a comida é deliciosa e é uma ótima opção para que busca restaurantes com preços melhores. Ele tem Self-service com grande variedade, tanto de comida quanto de sobremesa, além dos pratos à la carte. Nós pedimos um filé à parmegiana para duas pessoas que estava maravilhoso e o prato era super farto, teria dado para mais duas pessoas jantarem, rsrsrs.
Moinho da Roça
O Moinho da Roça fica na saída da cidade, pode ser uma boa alternativa para quem quer comer à vontade. O buffet custa R$50 por pessoa e inclui sobremesa, além de café e chá após o almoço
O que fazer em Pedra Azul
O grande atrativo da região é o charme de todas as pousadas, cafés, restaurantes e fazendas da Rota do Lagarto, uma estradinha de 8Km que parece cenário de filme de tão perfeita, tudo rodeado de muita natureza.
Mas não pense que para por ai, a região é repleta de atrações e atividades para curtir sozinho, em casal ou com a família. Preparamos um post com as melhores atrações da região, clique aqui para conferir.
Quanto tempo ficar em Pedra Azul? Bate e volta vale a pena?
A Rota do Lagarto é curta e pode tranquilamente ser conhecida em 1 dia, mas a grande graça da região é apreciar sem pressa as belezas locais, comer bem e curtir o clima romântico e agradabilíssimo de Pedra Azul. Recomendo, no mínimo, 2 dias na região.
E essas foram as nossas dicas de Pedra Azul. Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários ou se preferir, pode nos chamar no Instagram @seguenaviagem.
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!
+ Leia também
• O que fazer em Pedra Azul e Rota do Lagarto, ES
• O que fazer na Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina
PLANEJE SUA VIAGEM
Quando você faz uma reserva com um dos links do Segue na Viagem, nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade para ajudar outros viajantes como você. Lembrando que só indicamos empresas sérias que já usamos e recomendamos!
Hospedagem: Booking.com
Aluguel de carro: RentCars
Passagens Aéreas: Passagens Promo
Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF) e Real Seguros
Chip de telefone e internet: Viaje Conectado (15% OFF com o cupom: SEGUENAVIAGEM)
Passeios e Ingressos: Get Your Guid