O que fazer no Deserto do Atacama: Passeios imperdíveis

O Deserto do Atacama, considerado o mais árido do mundo, tem belezas naturais magnificas e muito diferentes do que estamos acostumados a ver pelo Brasil. Na hora de montar o roteiro é sempre difícil, são muitas opções de passeios com lugares incríveis para visitar. Então, para te ajudar, trouxemos nesse post uma lista com todos os passeios que consideramos imperdíveis para fazer no Atacama.

Dependendo do número de dias da viagem, você não conseguirá conhecer todos, e infelizmente terá que escolher aqueles que mais se adequam ao seu perfil. Com essa lista, será mais fácil escolher qual é o seu preferido.

Visitamos o Atacama em julho de 2016 e pegamos um cenário bem diferente, com muita neve, e por isso não conseguimos realizar todos os passeios devido à nevasca que caiu na segunda noite que estávamos lá, causando o fechamento de algumas atrações.

Não deixe de nos seguir lá no Instagram @seguenaviagem para acompanhar
nossas viagens em tempo real.

Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Para começar, um passeio clássico e super tradicional no Atacama, aquele que “todo mundo faz”, o tour Valle de la Luna combinado com o Vale de la Muerte.

O Itinerário começa pelo Valle de la Luna, declarado Santuário da Natureza e Monumento Natural, o vale tem esse nome por causa de sua paisagem semelhante a superfície lunar, formada por dunas de areia, solo acinzentado e esculturas rochosas naturais compostas de sal, gesso e argila, que ganham formas distintas devido às ações das chuvas e dos ventos.

Durante o passeio é possível observar formações curiosas como cavernas, dunas gigantescas, esculturas de pedras e um vale de montanhas, que fazem parte da Cordilheira de sal que envolve todo o lugar e antigamente era um lago cujo fundo foi sendo levantado e verticalizado pelos mesmos movimentos da costa terrestre que criaram a Cordilheira dos Andes.

O Vale da Lua está perto de San Pedro e, embora seu acesso não seja complicado, sugerimos que você o visite com um guia, que dará todas as explicações necessárias para você entender como as formações ganharam a forma que tem hoje. Para visita-lo é preciso pagar entrada, por fora do valor do passeio, que custa 4.000 pesos chilenos por pessoa.

No caminho para o Valle de la Muerte, fizemos uma parada na famosa Pedra do Coyote que fica suspensa em um paredão bem alto de onde temos uma vista incrível. Recentemente nos informaram que a pedra não existe mais, que veio a cair juntamente com parte do mirante, e foi interditado por medidas de segurança.

Pedra do Coyote

A segunda parte do passeio é reservada ao Vale da Morte, composto por cânions e dunas, com formações enormes e pontiagudas. Em uma determinada área, é permitido andar por entre essas grandes formações arenosas, mas o visual mais impressionante que se tem é de um mirante que oferece uma vista panorâmica linda. Quando chegamos nesse mirante, a empresa que estávamos realizando o passeio nos preparou um banquete com muitos quitutes deliciosos e o passeio terminou com um lindo por do sol.

Valle de la Muerte
Valle de la Muerte

Esse passeio dura aproximadamente 5 horas e não exige muita aclimatação, já que a região dos vales fica perto da cidade de San Pedro, sem muita mudança de altitude. Por essas facilidades, muita gente encaixa esse passeio logo no primeiro dia de viagem.

Geiser El Tatio

El Tatio (palavra Tata-iu), em kunza, que significa o “o avô que chora”, é o maior grupo de geysers do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo. Está localizado na Cordilheira dos Andes ao norte de San Pedro de Atacama e tem aproximadamente 8% dos Geysers existentes no mundo.

O passeio começa cedinho, antes do sol nascer. Muitas vezes as agências buscam os turistas ainda as 4 horas da manhã. Isso porque, ao amanhecer, devido ao choque térmico entre a temperatura da água, que ferve a uma temperatura de 86 graus (ponto de ebulição) devido à grande altitude (acima de 4.000 m), e a temperatura do ar, a água expelida se transforma rapidamente em vapor.

Geisers El Tatio
Imagem via Flávia Bia Expediciones

Estávamos super ansiosos para fazer esse passeio, assistir o sol nascer em um campo geotérmico, e ver todo esse espetáculo ao vivo, mas infelizmente nosso passeio foi cancelado na noite anterior pois o local havia fechado devido ao tempo. A entrada do parque custa $ 10.000 pesos chilenos.

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Esse é considerado o passeio mais lindo a se fazer no Deserto do Atacama e sem dúvidas, foi o que mais nos encantou.

Como já mencionei antes, quando visitamos o deserto, pegamos uma nevasca e o acesso para essas lagunas estava fechado pela neve. Visitamos outras que estavam com acesso liberado e mesmo sem ter visto as lagunas mais famosas do Atacama, ficamos apaixonados pelo cenário do altiplano.

O passeio começa cedinho, as 5:00 da manhã, com o céu ainda escuro. Geralmente as empresas montam o café da manhã durante o passeio, em meio alguma paisagem, mas como estava ventando muito naquele dia, tomamos um farto café da manhã na sede da empresa.

A primeira parada foi em Piedras Rojas que possui uma paisagem belíssima, cercada por pedras com coloração avermelhada, montanhas, um vulcão e uma lagoa ao fundo que quando fomos estava completamente congelada.

A lagoa que cerca Piedras Rojas estava completamente congelada

O lugar, que na verdade se chama Mirante Salar de Águas Calientes é um corpo salino com uma superfície de 46 quilômetros quadrados que faz parte de uma cadeia de vulcões com lagos de sal cristalinos.

Em seguida partimos rumo às lagunas altiplânicas, que ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos, cerca de 100 km de San Pedro do Atacama e a 4.200 metros de altitude. Para entrar na reserva é preciso pagar um valor à parte, cerca de 5.000 pesos chilenos. O ingresso dá direito à visitar duas lagunas ligadas subterraneamente: a Laguna Miscanti e a Laguna Miñiques. Infelizmente não conseguimos acessá-las por que estavam interditadas, então o guia nos levou na Laguna Tuyacto que também possui um cenário fantástico.

Laguna Tuyacto
Laguna Tuyacto

É muito comum realizar o passeio das Lagunas Altiplânicas combinado Piedras Rojas, que fica na mesma direção e é uma forma de aproveitar melhor o dia. Mas apesar disto, não é oferecido por todas as agências, então pesquise bastante antes.

Nós amamos o passeio e queremos  muito voltar para conhecer as lagunas Miscanti e Miñiques, que são consideradas o ponto alto do cenário do altiplano.

Lagunas Escondidas de Baltinache

Mais um atrativo do deserto é o tour nas Lagunas Escondidas de Baltinache, que ficam na região de Baltinache, a 60km de San Pedro de Atacama.

Um conjunto de sete lagoas salgadas localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko. Elas são cristalinas, com diferentes profundidades e tonalidades de azul.

Apesar da laguna estar lá há milhões de anos, desde que o planeta Terra foi originado, você pode entrar na água, mas é um lugar quase sagrado.Nessas lagoas, não dá para afundar por conta da alta concentração de sal e a temperatura da água é de cerca de 12 graus. Dependendo da época que você vá, será um grande desafio encarar esse frio todo.

Lagunas Escondidas de Baltinache
Imagem via Do Brasil para o Mundo
Lagunas Escondidas de Baltinache
Imagem via Do Brasil para o Mundo

Confesso que na época não dei muita moral pra esse passeio e não foi um dos nossos escolhidos, mas depois de ver tantas fotos lindas do lugar, me arrependi demais. Mais um motivo para voltar ao Atacama.

Salar de Uyuni

Apesar de estar localizado na Bolívia, o passeio pelo Salar de Uyuni é super tradicional e o mais comum é fazer saindo de San Pedro de Atacama. Durante o tour é possível visitar lagoas lindíssimas, pequenos povoados e o famoso Salar.

Para quem pretende fazer esse passeio, é importante lembrar que é necessário ter, no mínimo, quatro dias livres para poder realizá-lo.

+ Clique aqui para saber como foi nosso tour pelo Salar de Uyuni

Salar de Atacama

O Salar de Atacama é um dos passeios mais interessantes do Atacama, pelo impacto de ver um deserto de sal cercado por cadeias de montanhas e vulcões. Ele está localizado aproximadamente a 60km de San Pedro de Atacama, e é o maior depósito de sal do Chile.

Durante o passeio se faz uma parada na Lagoa Chaxa que está localizada dentro da Reserva Nacional dos Flamingos e é dividida em pequenos espelhos de água criando um visual incrível. Lembrando que o Salar de Atacama é um dos melhores lugares para avistar flamingos.

Flamingos na Lagoa Chaxa
Imagem via Wikipédia
Flamingos na Lagoa Chaxa
Imagem via Wikipédia

Para quem terá tempo de fazer o tour do Salar de Uyuni, recomendo dispensar esse passeio, pois é possível encontrar paisagens bem semelhantes e acaba se tornando repetitivo fazer os dois.

Termas de Puritama

Já imaginou encontrar, no meio do nada, entre pedras rochosas, no deserto mais árido do mundo, um termas de águas calientes e que ainda são terapêuticas? Assim são as Termas de Puritama, um verdadeiro oásis em pleno deserto.

Termas de Puritama
Termas de Puritama

As Termas de Puritama, na verdade, são 8 piscinas construídas ao longo do leito de um rio de águas quentes, localizado em uma propriedade privada, distante cerca de 30 km de San Pedro do Atacama.

A temperatura nas termas varia de 28°C a 35°C. No dia que fomos estava bastante frio e foi uma delícia mergulhar nas piscinas quentinhas e contemplar a paisagem em volta que é belíssima.

Além de quentinhas, as Termas tem águas cristalinas
Além de quentinhas, as Termas tem águas cristalinas

As águas termais são super relaxantes e perfeitas para recuperar as energias depois de muitos dias intensos de passeios no deserto. Por isso, recomendamos deixar o passeio para os últimos dias no deserto.

Você pode conhecer as Termas de Puritama de manhã ou à tarde. A maioria das agências oferece apenas o transfer para o local, já que não há necessidade de guia. Os bilhetes são pagos a parte e podem ser comprados no local ou online pelo site oficial das Termas porém custam mais caro.

Bilhetes online
Regular, se segunda a domingo: $ 19.500
Meio dia, de segunda a sexta-feira,a partir das 14:00: $ 11.700 (não aplicável para finais de semana e feriados)
Crianças (de 3 a 12 anos): $ 9.100
Idosos: $ 6.500

Bilhetes comprados no local
Regular, se segunda a domingo: $ 15.000
Meio dia, de segunda a sexta-feira,a partir das 14:00: $ 9.000 (não aplicável para finais de semana e feriados)
Crianças (de 3 a 12 anos): $ 7.000
Idosos: $ 5.000

Se você estiver com tempo e curtir uma caminhada, também é possível fazer o Trakking de Guatin antes das Termas, já que a caminhada termina por lá.

Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche

A Laguna Cejar é outra que é parada obrigatória para os visitantes do Atacama. Uma Lagoa com concentração de sal muitas vezes comparada ao mar morto e que devido essa grande concentração de salinidade, não permite o corpo afundar.

Laguna Cejar
Imagem via FláviaBia Expediciones
Laguna Cejar
Imagem via FláviaBia Expediciones

Nesse passeio também é possível visitar os Ojos del Salar, dois grandes poços de água doce no meio do deserto com água cristalina, e a Laguna Tebenquiche, uma grande lagoa de sal.

Tour Astronômico

Para quem também quer aproveitar a noite para fazer passeios e explorar o deserto, o tour Astronômico do Atacama é uma ótima escolha, e pelo horário que é feito, é super tranquilo de encaixar em qualquer roteiro, independente da quantidade de dias que você ficar por lá.

Por conta das condições climáticas e atmosféricas, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observar o céu. Os astrônomos já descobriram isso há uns anos, por isso escolheram o Atacama para instalar alguns dos maiores telescópios do mundo, como parte de um projeto mundial de observação do espaço: o projeto ALMA.

Durante o passeio, os visitantes recebem explicações sobre o universo e vão até pontos estratégicos para observar o céu. Lunetas e telescópios são disponibilizados para a observação da Via Láctea, nebulosas, a lua, planetas, etc.

O número de pessoas para realizar o tour é limitado e só acontece se as condições do tempo estiverem adequadas. Apesar de termos reservado esse passeio com antecedência, não conseguimos fazer por conta do tempo, mas considero um passeio imperdível.

Olha que perfeição esse céu!
Imagem via Do Brasil para o Mundo
Olha que perfeição esse céu!
Imagem via Do Brasil para o Mundo

Importante!

Não esqueça que todo o ecossistema do Deserto do Atacama é muito sensível. Tenha muito respeito pela natureza durante sua visita. Obedeça os limites das áreas demarcadas, recolha seu lixo, preserve. É preciso ter consciência que a manutenção de uma natureza tão delicada depende também de cada visitante. Vamos fazer a nossa parte para que o Deserto do Atacama permaneça esse lugar incrível para receber as gerações futuras.

Agências de Viagem e valores

Em San Pedro de Atacama contratar uma empresa/agência de turismo é praticamente obrigatório. Por lá, quase nada se faz por conta própria. Os melhores passeios estão distantes, no meio do deserto, em área de difícil acesso.

Para realizar nossos passeios, escolhemos a FaviaBia Expediciones e reservamos tudo antecedência. Escolhemos essa agência pois é considerada uma das melhores agências de turismo focadas em passeios para brasileiros. O atendimento é todo em português e os guias, apesar de não serem brasileiros, falam português (ou portunhol, mas dá para se comunicar bem). Os valores são um pouco mais elevados pois a empresa é conhecida por prestar um serviço vip e diferenciado.

Em relação aos valores, tenha em mente que uma viagem para o Atacama não é barata. Mas também não precisa desesperar, não é impossível. Os passeios serão os maiores gastos da sua viagem, principalmente se optar fazer todos com as melhores agências. Mas claro, leve em consideração seu orçamento e o seu estilo de viagem.

Apesar dos passeios serem os mesmos, os preços variam bastante. Isso porque cada empresa tem uma proposta diferente no serviço oferecido. Tem as mais econômicas que saem com grupos maiores e tem as mais exclusivas, basta escolher a que se enquadra melhor para o seu perfil. Grande parte das agências estão localizadas na rua principal, a C. Caracoles.

Seguro Viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem, afinal imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site da Seguros Promo, um agregador de ótimas seguradoras, onde você compara as coberturas e preços. Temos um descontinho para os leitores do blog, é usar o cupom SEGUENAVIAGEM5.

Clique aqui para fazer sua cotação no site da Seguros Promo!


Como vocês puderam perceber, temos muitas razões para voltar ao Atacama. Foi um dos lugares mais incríveis que já conhecemos até hoje e queremos muito retornar um dia e explorá-lo por completo, já que as condições climáticas nos prejudicou um pouco e não conseguimos realizar todos os passeios que havíamos programado. A energia daquele lugar é única, tenho certeza que vocês vão amar.

Estamos disponíveis para tirar qualquer dúvida que vocês tiverem no planejamento dessa viagem maravilhosa. Espero que tenham curtido e até a próxima!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

+ Leia também

O que fazer em Santiago do Chile? Roteiro de 5 dias.
O que fazer em Copacabana na Bolívia
Como chegar em Machu Picchu: Guia de viagem completo

PLANEJE SUA VIAGEM

Quando você faz uma reserva com um dos links do Segue na Viagem, nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade para ajudar outros viajantes como você. Lembrando que só indicamos empresas sérias que já usamos e recomendamos!

Hospedagem: Booking.com
Aluguel de carro: RentCars
Passagens Aéreas: Passagens Promo 
Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF) e Real Seguros
Chip de telefone e internet: Simpremium (20% OFF com o cupom: SEGUENAVIAGEM)
Passeios e Ingressos: Get Your Guid

2 comments

  1. O Atacama também ganhou nosso coração. Queremos muito retornar um dia! Obrigada e volte sempre ao nosso blog <3

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *