Em nossa viagem à Buenos Aires, incluímos no roteiro um bate e volta em Colonia Del Sacramento, no Uruguai, e foi uma escolha super acertada. A cidade colonial é linda, pequena, charmosa, rica em história e ainda possui um clima super romântico.
É um passeio que vale muito a pena, e por isso trouxemos nesse post um guia completo com várias dicas para você também conhecer esse encanto de cidade.
Sobre a cidade
Fundada pelo português Manoel Lobo em janeiro de 1680, a charmosa cidade de Colonia del Sacramento é o mais antigo assentamento europeu no Uruguai e a única cidade uruguaia colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras.
Colônia também foi administrada por espanhóis, que a tomaram logo pós sua fundação, e até a Declaração da Independência da Banda Oriental em 1825, houveram várias trocas de poder em que os portugueses e espanhóis se alternavam no comando da cidade.
Hoje, a cidade é dividida entre o centro histórico e a parte nova, sendo que as principais atrações turísticas estão concentradas na parte histórica, que em 1995 foi declarada Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO.
Além da cidade respirar história, em Colônia você encontra uma arquitetura única e bem conservada. Quem a visita tem a impressão de que a cidade parou no tempo, pois as ruas de pedra e os casarões ainda preservam o aspecto original. Talvez seja por isso que seus visitantes sempre voltam encantados pela charmosa cidade uruguaia.
Como chegar
Saindo de Buenos Aires
Buenos Aires é a cidade mais próxima de Colonia, existindo várias ligações diárias entre as duas cidades através de buques (barcos) rápidos, que fazem o transporte de pessoas e veículos pelo Rio de la Plata.
O percurso dura aproximadamente 1 hora e as empresas que realizam o trajeto entre as duas cidades são: Buquebus, Colonia Express e Seacat. Todas oferecem diferentes tipos de passeios e são divididos por categorias de conforto: econômica, business e primeira classe.
Os barcos saem de Puerto Madero e os bilhetes podem ser comprados pelo site ou no espaço das companhias que estão localizados no porto de embarque/desembarque. Para se ter uma noção de valores, as passagens na classe econômica custam em média R$ 563,00 (ida e volta) por pessoa, e comprando com antecedência é possível conseguir valores melhores.
Em relação aos horários, variam entre as companhias e os dias da semana. Em geral, cada empresa faz três viagens diárias, uma em cada turno do dia, e a que tem mais opções de horários é a Buquebus.
Caso esteja de carro em Buenos Aires e queira ir para Colonia pretendendo seguir com o mesmo carro pelo Uruguai, você pode comprar a passagem que inclui o transporte do veículo. Ele vai no mesmo barco que você, porém custa um pouco mais caro.
Saindo de Montevideo
De Montevideo para Colonia são 180km de distância e a opção mais indicada é alugar um carro para realizar o trajeto que é super tranquilo e dura em torno de 2 horas de viagem.
A empresa para alugar carros que sempre usamos em nossas viagens e recomendamos é a Rent Cars. Ela reúne em seu site várias locadoras em mais de 140 países. Você pode alugar o carro a qualquer hora pelo site, fazer o pagamento em reais e sem IOF. Além disso, dá pra dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Caso você não queira alugar um carro, é possível ir até Colonia de ônibus com uma das três companhias que realizam o trajeto: COT, Turil e Chadre.
Das 3 empresas, a Cot e a Turil são as que possuem mais opções de horários. É possível comprar a passagem, consultar os horários dos ônibus e valores, nos sites das companhias ou no próprio guichê da operadora que escolher. A passagem custa em torno de $U 424,00 pesos uruguaios + $U 23,00 pesos uruguaios (taxa de embarque), totalizando $U 447,00,00 pesos uruguaios (preço referente ao trecho só ida ou só volta).
Em Montevideo, os ônibus saem do Terminal de ônibus de Três Cruces e em Colonia, os ônibus saem do Terminal de Ônibus de Colonia del Sacramento. A viagem dura em torno de 2h40m.
Saindo de Punta del Este
Se sua viagem à Colonia será partindo de Punta del Este, são 308km de distância e o trajeto feito de carro dura em torno de 4 horas. Há duas opções de trajeto, uma pela Ruta 1 e a outra pela Ruta 11. Confira no Google Maps qual será a melhor opção para você de acordo com seu local de partida.
Se não estiver de carro, saiba que não há opção de ônibus que faça esse trajeto direto. Você deverá pegar um de ônibus de Punta del Este para Montevideo, e depois um outro ônibus de Montevideo para Colonia del Sacramento.
Em Punta del Este os ônibus partem do Terminal de ônibus da cidade, e as empresas que fazem o trajeto Punta → Montevideo são: COT e COPSA. O trajeto dura em torno de 2h30m e cada trecho custa $U 341 pesos uruguaios.
Como é a viagem de ferry de Buenos Aires até Colônia del Sacramento – Nossa experiência
Após pesquisar os preços e serviços das empresas, escolhemos a Buquebus para o nosso passeio. Compramos os tickets com antecedência pelo site para não correr o risco de não haver mais vagas para os horários que queríamos, mas você também pode comprar diretamente na agência da Buquebus em Buenos Aires, eles aceitam cartão de crédito ou dinheiro (pesos argentinos) como formas de pagamento.
A travessia foi super tranquila. O interior do barco é enorme e bem confortável, tem lanchonetes (preços altíssimos) e até um Duty Free com perfumes, maquiagens e produtos de beleza em geral de várias marcas. Ah, e não se preocupe, por ser um barco bem grande, ele quase não balança, eu que fico tonta com muita facilidade não senti nadinha.
Os assentos do barco também são confortáveis, porém não são marcados, então se quiser sentar em uma poltrona do lado da janela, você terá que ser um dos primeiros a embarcar, já que esse assentos são os primeiros a serem ocupados devido a linda vista para o Rio de La Plata que é proporcionada.
Como nossa viagem à Colônia seria apenas um bate e volta, e queríamos aproveitar ao máximo, optamos por ir no primeiro horário, bem cedinho, e voltar às 17:00. Mas caso queira ficar até o anoitecer, há mais opções de horários de volta.
Lembrando que, ao sair de Buenos Aires e ir para Colônia é necessário passar pela imigração, assim como na volta para Buenos Aires, mas não se preocupe, é bem tranquilo e rápido.
Em relação ao câmbio, chegando no porto de Colônia há uma agência onde você pode realizar a troca de Pesos Argentinos, Reais ou mesmo Dólares para Pesos Uruguaios. Porém, tenha em mente que Colônia é uma cidade totalmente turística e muito preparada para receber os visitantes diariamente, por isso, apesar da moeda oficial ser o peso uruguaio, praticamente todos os estabelecimentos aceitam dólar, real e peso argentino. Então se sua passagem pelo Uruguai será apenas por esse dia, pode compensar fazer o uso do real (a conversão é bem justa) ou cartão de crédito.
O que fazer em Colonia del Sacramento
Sem dúvidas, a melhor programação para se fazer em Colônia é caminhar sem rumo e sem compromisso pelo seu centro histórico, passando pelas ruas antigas de pedras, observando seus casarões muito bem preservados, sentir o clima gostoso da cidade e descobrir várias coisas lindas no caminho.
A região turística é bem pequena, então é possível fazer tudo caminhando, sem precisar utilizar um carro. Quando saímos do porto vimos algumas pessoas alugando aqueles carrinhos de golfe, mas não achamos necessário, até mesmo porque a maior parte das ruas é exclusiva para pedestres.
O Centro Histórico, por si só, é considerado a grande atração da cidade. Ele é repleto de ruas e construções que merecem ser apreciadas uma a uma.
De todas as ruas, a mais charmosa e fotogênica delas é a Calle de los Suspiros. Reservada aos pedestres, uma das ruas mais antigas de Colonia del Sacramento, tipicamente portuguesa, é estreita, desnivelada e ainda possui a pavimentação original, feita de pedras, com antigas casas portuguesas e espanholas pertencentes à época do primeiro período colonial.
Além da beleza local,existem muitas lendas sobre a origem do nome da rua, e isso a torna ainda mais interessante. Uma delas é que por ali passavam os condenados à morte, sobre os quais emanavam os “suspiros” da morte. Outra teoria, mais romântica, é de que uma jovem esperava pelo amado, quando um mascarado cravou um adaga em seu peito, restando um último suspiro, antes do adeus. Por fim, a lenda mais propagada é a de que nesta rua localizavam-se as casas de prostituição onde os marinheiros buscavam a última diversão antes de zarpar, e os “suspiros” eram ouvidos da rua.
Também vale a pena um passeio pela Plaza Mayor, praça central da cidade. Ao seu redor estão instalados restaurantes, cafés, lojinhas de souvenires e várias ruelas encantadoras. Também há vestígios arqueológicos, típicas casinhas antigas e ruínas da muralha.
Nos arredores da praça você também irá encontrar pequenos museus, dentre eles: o Museo Português, que exibe réplicas de móveis e uniformes utilizados pelos portugueses, o Museo Municipal com um acervo de objetos, artefatos e documentos de diferentes períodos da colônia, e o Museo Naval que conta a história dos conflitos marítimos que fizeram parte da história da cidade.
O Museo del Azulejo também encontra-se próximo à Plaza Mayor e é o mais visitado de Colonia del Sacramento. Seu acervo conta com mais de 3 mil peças de cerâmica decorativa, vindas principalmente da França, mas também de lugares como Catalunha, Valência e Nápoles, além dos azulejos locais.
O museu funciona em uma casa portuguesa erguida há séculos e que ainda conserva partes originais do piso e das paredes.
É importante lembrar que os museus públicos foram unificados no Sistema de Museus de Colonia e para acessá-los é preciso adquirir um ticket que custa 50 pesos uruguaios, dá acesso à oito museus e pode ser adquirido no Museu Municipal.
Depois você pode seguir para a Puerta de la Ciudadela, também chamada de Portón de Campo, que era um dos principais locais de acesso na época em que os portugueses estavam pela cidade. Construído entre 1968 e 1971, ainda conserva restos da antiga muralha que existia em Colonia e é um monumento de grande importância histórica para a cidade.
Junto ao portão há um centro de informações turísticas onde você pode pegar um mapa turístico do local, que apresenta a localização e explicações breves de cada atração.
Outro ponto turístico bem famoso em Colônia é o Farol de Colonia de Sacramento, que foi construído em 1694 sobre as ruínas do Convento de São Francisco, destruído alguns anos depois devido um incêndio. Após esse acontecimento, o Farol só foi inaugurado em 1857 e ainda conta com alguns pedaços da construção original.
É possível subir até o topo do farol e ter uma vista panorâmica de toda cidade e do Rio da Prata. Para isso é cobrada uma pequena taxa de entrada no valor de 15 pesos uruguaios, e é aberto para o público todos os dias, mas vale conferir o horário de funcionamento, pois dependendo da época do ano (inverno ou verão), os horários mudam.
Pertinho do Farol encontra-se a igreja mais famosa da cidade, a Igreja Matriz, também conhecida como Basílica del Santísimo Sacramento, que guarda muito bem a influência portuguesa dos tempos coloniais e é declarada patrimônio mundial pela UNESCO.
Essa igreja foi construída no mesmo ano em que a cidade foi fundada, 1680, sendo considerada a mais antiga do Uruguai, mesmo tendo sido destruída e reconstruída diversas vezes ao longo do tempo. Sua arquitetura mantém os traços simples e o interior pouco adornado. A entrada é gratuita.
Recomendamos finalizar o passeio pela orla do Rio de la Plata, curtir a paisagem com uma brisa deliciosa, e se for pernoitar na cidade, ou dependendo do horário da sua volta, aproveite para curtir o famoso pôr do Sol de Colonia del Sacramento, que é sua marca registrada e considerado um dos melhores pores do sol da América do Sul.
Como fomos para Colônia em um bate e volta saindo de Buenos Aires, e nosso barco retornava às 17:00, assistimos o pôr do sol do barco, e foi incrível. Mas se tiver oportunidade, não deixe de contemplá-lo na cidade.
E por último, não esqueça de fazer uma parada para uma boa refeição. Colonia tem excelentes opções de restaurantes com ótimos pratos, principalmente de massas e carnes. Recomendamos o Charco Bistro e o Meson de La Plaza.
Bate e volta vale a pena?
Pra gente valeu muito a pena. A cidade é perfeitamente visitável em um bate e volta de Buenos Aires, e passar a noite por lá não nos fez falta.
Claro que se você tiver mais tempo e quiser pernoitar na cidade, vale super a pena. Colonia também deve ser encantadora e ainda mais charmosa durante a noite. O que não recomendaria mesmo é você deixar de conhecer esse destino.
Onde se hospedar?
Se você optar por pernoitar na cidade, escolher onde se hospedar em Colônia é fácil, a única questão será encontrar um hotel ou pousada que satisfaça suas necessidades sem extrapolar o orçamento, principalmente se quiser se hospedar ao redor do centro histórico, que é a melhor área.
Escolhendo ficar no centro histórico, três hospedagens muito bem recomendadas são: Posada Plaza Mayor, Charco Hotel e Posada del Virrey, todos com diárias a partir de US$ 100. Se quiser uma opção mais econômica, o El viajero Colonia Hostel & Suites também possui ótimas recomendações e tem diárias a partir de US$ 23.
Fora do centro histórico, mas ainda na parte antiga da cidade e portanto com uma boa localização, temos o Spa Hotel La Reserve, com diárias a partir de U$ 50, e a charmosa Posada Don Antônio, com diárias desde US$ 66.
Como vocês podem observar, há diversas opções de hospedagem na cidade e para todos os bolsos, colocamos apenas algumas sugestões, para consultar mais opções, recomendamos o Booking.com.
Reforçamos que é importante procurar acomodação com antecedência para garantir os melhores preços, principalmente durante as férias e em datas festivas.
Seguro Viagem
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é não esquecer de fazer um Seguro Viagem Internacional. É fundamental e ninguém deve viajar sem um, é uma “burocracia” que pode te economizar uma grana. Normalmente recomendamos o seguro que estiver mais barato no momento da sua cotação, com uma boa cobertura e de uma empresa de confiança. Para adquirir seu seguro, sempre sugerimos a Seguros Promo, um agregador de ótimas seguradoras, onde você compara as coberturas e preços. Temos um descontinho para os leitores do blog, é usar o cupom SEGUENAVIAGEM5.
Clique aqui para adquirir o seu com desconto.
Gostou das informações trazidas nesse post? Tem alguma dica importante? Aproveite para nos contar na caixa de comentários e até a próxima! 😉
+ Leia também:
• Descubra Fortim no litoral leste do Ceará
• Morro Branco e Praia das Fontes: Guia de viagem
PLANEJE SUA VIAGEM
Quando você faz uma reserva com um dos links do Segue na Viagem, nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade para ajudar outros viajantes como você. Lembrando que só indicamos empresas sérias que já usamos e recomendamos!
Hospedagem: Booking.com e Airbnb
Aluguel de carro: RentCars
Passagens Aéreas: Passagens Promo
Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF) e Real Seguros
Chip de telefone e internet: Viaje Conectado (15% OFF com o cupom: SEGUENAVIAGEM)
Passeios e Ingressos: Get Your Guid
Que maravilha que gostou das dicas! Colonia é uma cidade encantadora. Tenho certeza que você também irá voltar apaixonada 😉
Muito obrigadaaa! Ficamos muito felizes em saber que gostou! Poxa, que pena que a viagem de vocês teve que ser adiada. Mas fico na torcida para que em breve possam estar lá 🙂