Arraial do Cabo: Dicas e Roteiro de viagem

Em nossa visita à Cidade Maravilhosa, não perdemos a chance de conhecer Arraial do Cabo, cidade que ficou conhecida como Caribe Brasileiro por conta de suas águas cristalinas em vários tons azul. Então, trouxemos várias dicas para você que também sonha em conhecer esse paraíso.

Ilha do Farol – Arraial do Cabo

Quando ir

É possível pegar praia em qualquer época do ano em Arraial do Cabo, a região sempre está bonita e ensolarada. O que acontece, é que nos meses de inverno, a temperatura do mar fica ainda mais gelada do que o normal.

Durante o verão (dezembro a março), é altíssima temporada na cidade. As praias ficam super lotadas e os preços inflacionados. Fora a chance de pancadas de chuva, dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos do ano no Rio de Janeiro. Recomendamos evitar. O mesmo vale para feriados e finais de semana, por conta de turistas do próprio de Rio de Janeiro.

Fomos em julho, que lá é considerado baixa estação devido ao inverno, mas é um dos meses que menos chove por lá e as temperaturas não ficam tão baixas assim. Como falei anteriormente, o mar fica bem gelado, e pra quem é acostumado com o mar quentinho do Nordeste, pode ser um choque. Mas não tivemos problema com isso, amamos o mar geladinho de Arraial, pois em compensação não pegamos as praias tão cheias e os dias foram bem agradáveis.

No outono Arraial fica bel sossegado. É a melhor época para a sua viagem, as chances de chover são mínimas, e os meses de abril e maio são otímos para pegar praia, com temperaturas que podem chegar aos 30°C.

Na primavera, as temperaturas são um pouco mais baixas do que no outono, e quanto mais perto do verão, maiores as chances de chuva. Setembro e outubro são os meses mais secos desta estação.

Em relação a cor do mar, segundo alguns moradores, os meses de março, abril e início de maio, são períodos em que o mar ganha tonalidades incríveis.

Como Chegar

Arraial do Cabo fica a 164 km do Rio de Janeiro, sendo possível chegar até a cidade de diversas formas.

De Carro

Arraial está a cerca de 2h20 do Rio de Janeiro e é possível chegar facilmente de carro. É necessário atravessar a famosa ponte Rio Niterói, que dará acesso à BR 101 e, depois, deverá seguir em direção à Região dos Lagos pela Via Lagos. O caminho é bem sinalizado.

Para quem chega ao Rio de Janeiro de avião, a melhor opção é alugar um carro logo no aeroporto (Santos Dumont ou Galeão), e foi assim que fizemos. Reservamos com antecedência pela RentalCars e garantimos um ótimo preço.

Para quem vai de carro, precisa incluir nos custos os pagamentos de pedágios, que são dois por cada trecho, um na Ponte Rio Niterói e outro na Via Lagos. Lembrando que aos finais de semana, a cobrança é mais cara.

Mesmo assim, pra gente valeu a pena. Além da comodidade, do conforto, da facilidade para se locomover entre as praias, também economizamos tempo nos deslocamentos, não queríamos perder nenhum minuto.

Portal de entrada chegando em Arraial do Cabo
De ônibus

É perfeitamente possível conhecer Arraial sem carro. Para quem opta por ir de ônibus, a Auto-Viação 1001, empresa que faz o trecho Rio x Arraial, tem ônibus que partem da Rodoviária Novo Rio em vários horários.

A viagem tem entre 3h a 3h40 de duração, e os bilhetes podem ser adquiridos tanto na hora quanto online. É recomendável comprar com antecedência, principalmente em feriados e férias escolares. Os preços podem variar entre R$58,00 a R$85,00, dependendo se o ônibus é executivo ou não.

Chegando lá, é fácil pegar um taxi ou UBER para a sua pousada, pois a rodoviária de Arraial fica bem no centro, a cidade é pequena e o trajeto costuma ser rápido.

Uma dica para caso não encontre mais passagens para Arraial do Cabo para o dia desejado, é escolher a ida para Cabo Frio, que está localizado apenas 20 minutos de Arraial. Depois faça o final do trajeto de táxi, Uber ou de ônibus urbano.

De avião

Sim, é possível chegar pertinho de Arraial de avião utilizando o Aeroporto de Cabo Frio (CFB). Mas se prepare, em geral, os preços costumam ser altos, tendo em vista que os voos comerciais são um pouco limitados.

De Transfer ou Carro compartilhado

Há também a possibilidade de contratar um transfer. Existem várias opções saindo dos aeroportos do Rio de Janeiro e dos hotéis da capital. Os preços giram em torno de R$ 185,00.

Para quem tem intimidade com aplicativos de celular, vale experimentar o serviço do Blá Blá Car para ir até Arraial do Cabo. O custo pode ser semelhante ao do ônibus. A desvantagem é não saber o horário exato da saída do veículo, já que depende de um usuário realizar a rota.

Onde se hospedar

Arraial do Cabo tem uma boa infra-estrutura para o turismo, oferecendo inúmeras opções de hospedagem. As praias mais centrais, de onde é possível fazer quase tudo a pé, são: Praia dos Anjos e Praia Grande.

Nos hospedamos entre essas duas praias, na Pousada do Timoneiro, que oferece um bom custo benefício, com boa localização, quartos bem equipados, com ar condicionado, frigobar, tv. A pousada tem piscina e a diária inclui café da manhã com um cardápio bastante variado. Os funcionários são bem prestativos e nos ajudaram a organizar o nosso roteiro e a reservar o passeio de barco.

Pousada do Timoneiro

Nós achamos uma boa opção ficar próximo da Praia dos Anjos, pois existem bons restaurantes e lanchonetes, e você ainda fica próximo à Praia do Forno, local onde saem os passeios de barco.

E perto da Praia Grande você estará na única praia urbana de Arraial do Cabo voltada para o mar aberto. O visual é muito bonito e tem o pôr do sol considerado o mais lindo da cidade. O bairro tem boa estrutura de pousadas e restaurantes, além de ficar muito próximo da estrutura comercial e de serviços do Centro de Arraial.

Como se locomover

A cidade é relativamente compacta, mas não dá para fazer tudo a pé. Arraial fica em uma região montanhosa e até as praias são separadas uma das outras.

O ponto que achamos de acesso mais difícil para quem estiver sem carro são as Prainhas do Pontal do Atalaia. Nesse caso, você pode optar por seguir até a Praia dos Anjos e de lá pegar um táxi boat. Outra praia mais distante é a Praia do Pontal, embora não seja uma das praias imperdíveis em Arraial do Cabo. Se estiver sem carro, dispense a visita.

Na cidade, você pode optar por usar ônibus, vans, táxis e Uber, todos de fácil acesso e bastante usados pela população local. Se estiver de carro, considere que os estacionamentos nas ruas de Arraial são pagos. Em algumas ruas mais distantes das praias, não é preciso pagar, então se estiver afim de economizar, dê uma pesquisada nessas vagas gratuitas.

O que fazer: Nosso roteiro + dicas extras

Primeiro dia: Praia dos Anjos + Praia do Forno

Assim que desembarcamos no Rio de Janeiro, pegamos o carro que havíamos reservado e fomos direto para Arraial do Cabo. A vontade de conhecer esse paraíso era tão grande que não queríamos perder um só minuto.

Chegamos lá por volta das 13:00, e logo nos dirigimos para a Pousada do Timoneiro, onde ficamos hospedados. A Pousada nos permitiu fazer o Check-in antecipado, então trocamos de roupa e fomos almoçar em um PF bem no centrinho da cidade.

De lá seguimos para a Praia dos Anjos, de onde saem os passeios de barco, pois é onde fica o porto.

Com tantos barquinhos espalhados de um lado para o outro, tem um charme a parte, e certamente está entre as mais importantes e movimentadas da região, apesar de não ser muito indicada para banho.

Praia dos Anjos

O acesso à Praia dos Anjos é tranquilo. Não há trilhas a percorrer e há muitas vagas para estacionar nas ruas próximas.

Depois seguimos caminhando para a Praia do Forno, elas ficam uma do lado da outra, mas é preciso fazer uma pequena trilha devido as montanhas que a separam.

O visual da trilha para Praia do Forno é lindo!

A trilha completa leva só uns 15 minutos. No decorrer do percurso há vários pontos com lindas paisagens, então acabamos gastando mais tempo para chegar na praia pois paramos várias vezes para tirar fotos. Se não quiser fazer a trilha, tem a opção de contratar um barco táxi a partir da Praia dos Anjos.

Antes de chegar à praia, paramos no imperdível mirante da Praia do Forno. Lá você vai encontrar uma das vistas mais incríveis e lindas de Arraial.

Mirante Praia do Forno

Na lateral do mirante encontra-se a ultima descida para finalmente chegar na praia, em uma estradinha de pedra, bem tranquila.

A Praia do Forno é considerada uma das mais lindas de Arraial. Infelizmente não tivemos muita sorte com o tempo que estava um pouco nublado, não deixando a água tão azul como em dias normais de sol. O mar estava supeeer gelado, não tive nem coragem de entrar, Cézar que ainda encarou um mergulho.

Praia do Forno

O que não fizemos e você pode fazer!

Pra fechar o dia com chave de ouro, que tal assistir o pôr do sol na Praia Grande? Ele é tido como um dos melhores pontos da cidade para contemplar o cair da tarde.

Praia Grande
Imagem via Wikimedia

Sou completamente apaixonada por esse momento do dia e sempre está presente em nossos roteiros um lugarzinho especial para assistir o pôr do sol. Infelizmente o tempo estava nublado e optamos por não ir.

Segundo dia: Prainhas do Pontal do Atalaia + bate e volta em Búzios

Neste dia, havíamos nos programado para fazer o passeio de barco, super tradicional em Arraial. Logo cedinho nos informaram que os ventos não estavam favoráveis e que a marinha não tinha autorizado a saída de nenhum passeio. Logo nos preparamos para outra programação.

Começamos o dia no lugar que eu estava mais ansiosa para conhecer, as Prainhas do Pontal do Atalaia, que ficou bastante famosa pela sua enorme escadaria com um lindo visual do mar.

Chegamos cedinho e conseguimos pegar a escadaria ainda vazia

Na verdade, elas são duas praias juntas que quando a maré sobe fica uma só. Então, por isso, que se chama “Prainhas” no plural. Você estando em uma, nem perceberá que são duas.

O acesso às Prainhas é pela portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, onde só é preciso se identificar. O acesso é livre. Se estiver de carro é necessário pagar um taxa no valor de R$ 20,00 para entrar.

Não há transporte público até o interior do condomínio, portanto só existem duas maneiras de circular: de carro ou a pé.

Se você optar por ir caminhando, são cerca de 4 km até as Prainhas, umas duas horas de caminhada. A distância pode não parecer grande, mas prepare-se para subidas e descidas e muita poeira no caminho, principalmente quando os carros passam.

Para outros pontos dentro do Pontal do Atalaia, as distâncias são menores. O acesso até o mirante do pôr do sol está distante apenas 700 metros e para a Praia Brava são 1,6 km.

Paramos no caminho para apreciar esse visual!

Se você não estiver disposto a encarar a caminhada, o negócio é ir de carro mesmo. O caminho até as Prainhas do Pontal do Atalaia tem trechos de terra, o que pode complicar em dias de chuva. Lembrando que não há estacionamento, os carros ficam parados no decorrer do caminho, e existe um limite diário de 250 carros lá dentro, então se for na alta temporada recomendo chegar cedo. Se você não estiver de carro alugado, como era o nosso caso, não se preocupe, em frente à portaria ficam vários táxis oferecendo corrida até a praia.

Outra opção é pegar um barco, a partir da Praia dos Anjos. Os barcos táxi fazem o trajeto ida e volta, e você ir e voltar no horário que quiser.

Achou a logística para chegar complicada? Não se preocupe! Quando você chegar e se deparar com aquele paraíso, logo vai esquecer.

Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal do Atalaia, sem dúvida, foi a nossa praia favorita. O mar estava uma delícia, apesar de gelado.

Olha a cor dessa água! Maravilhosa demais.

A praia conta com algumas pequenas barracas que vendem petiscos e algumas refeições rápidas, além de aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Quando saímos das Prainhas resolvemos ir até Búzios, que fica há 36 Km de distancia de Arraial. O trajeto levou cerca de 40 minutos.

Búzios tem mais de 20 praias, e claro que em uma tarde não iríamos conseguir conhecer todas elas né? Escolhemos ir nas mais próximas e seguimos para as praias de Ferradura e Ferradurinha. O acesso é feito de carro e bem fácil.

A Praia da Ferradura é muito procurada por famílias, possuí uma extensa faixa de areia, e conta com várias opções de lazer, como pedalinho, stand-up paddle, caiaque, entre outras.

A Ferradurinha foi a minha preferida, seu acesso é feito pelo canto esquerdo da praia de Geribá, por uma pequena rua que se chama, justamente, Caminho da Ferradurinha. Existem alguns estacionamentos particulares por ali ou você pode parar o carro em Geribá, nas vagas de estacionamento rotativo.

Praia da Ferradurinha

A praia é cercada por montanhas, pedras e tem um visual incrível. Possui uma pequena extensão de areia e o mar é bem tranquilo, o que possibilita a prática de atividades ao ar livre como stand up paddle, pedalinho e caiaque. Há barracas para aluguel de cadeiras e venda de bebidas e petiscos.

Depois seguimos para a Praia de João Fernandes, que fica bem próxima ao cetro. Ela possui uma faixa mais longa de areia e o mar com pequenas ondas. Achamos a praia bem animada, lá encontramos bares e vários restaurantes.

Praia de João Fernandes

Depois fomos caminhando para um pequeno mirante da praia onde esperávamos assistir o pôr do sol, e mais uma vez fomos trolados pelo tempo e o céu ficou nublado.

Mirante de João Fernandes

Saímos do mirante e fomos até o centrinho de Búzios que é uma delícia. Há vários restaurantes, barzinhos e lojas, coisa que Arraial do Cabo deixa a desejar. Depois retornamos para Arraial e encerramos nosso dia.

Essa foi nossa primeira vez no Rio de Janeiro, e foi legal conhecer mais uma cidade famosa do estado. Não recomendamos esse bate e volta, a não ser que você tenha mais tempo ou assim como nós, queira conhecer o máximo de lugares possível. Arraial tem muitas praias incríveis e se você ficar só por lá, sempre terá algo para conhecer e curtir.

Terceiro dia: Passeio de Barco

Em nosso último em Arraial, iriamos sair cedinho em direção a Petrópolis, e no dia anterior nos informamos que o tempo estaria favorável e sairiam passeios de barco, então agendamos nossos lugares com a Agência Saveiro Don Juan.

Não dava pra sair de Arraial sem conhecer a Ilha do Farol, praia só acessível através do passeio de barco e considerada uma das mais bonitas do Brasil. Recomendo, se possível, fazer o passeio logo na primeira manhã na cidade, para já eleger a sua praia favorita e voltar no dia seguinte.

Por voltas das 7h30min a agência já passa nas pousadas para pegar os clientes, o horário é cedo para pegar as praias mais vazias, esse é um dos diferenciais da agência.

Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo

O passeio tem duração de aproximadamente 4 horas e meia, o roteiro passa pela Praia do Farol, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul e Pedra do Macaco, podendo ocorrer alterações devido ao clima.

Ilha do Farol

O ponto alto do passeio, sem dúvidas, é a Ilha do Farol. Fala sério! Olha a cor desse mar, simplesmente perfeito. Não existe outra palavra para definir tamanha exuberância da natureza.

A Praia não possui nenhuma infraestrutura e como é controlada pela Marinha, o acesso é feito apenas por barcos autorizados. O tempo de permanência é restrito e a quantidade de pessoas é controlada, então aproveitem cada minuto.

As Prainhas do Pontal do Atalaia estavam ainda mais lindas do que no primeiro dia que fomos

Achamos o passeio muito agradável, com música ambiente, os petiscos e bebidas são vendidos a parte no barco, aluguel de equipamento de snorkel também. O barco nunca está na sua lotação máxima com o objetivo de proporcionar maior conforto aos clientes. O custo do passeio é de R$ 100,00 por pessoa (valor de 2020).

Depois do passeio, infelizmente era hora de deixar esse destino incrível para trás. Ficou apenas a saudade e a certeza de que em breve voltaremos!

O que não fizemos e você pode querer fazer!

Prainha

A Prainha é a primeira praia a ser avistada quando se chega em Arraial do Cabo. Chegando de carro, é possível avistá-la do lado esquerdo com suas águas azuis turquesa. Dizem que é a praia com a água mais quentinha de Arraial do Cabo, e uma das melhores para fazer snorkel, em seus cantos sempre se encontra uma infinidade de tartarugas marinhas.

Foto retirada do Wikipédia
Mergulho de cilindro

Arraial é conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho, atraindo profissionais e amadores que buscam uma maneira mais íntima e profunda de conhecer o mar que cerca a região. Acredito que seja uma experiência única. O mar é muito azul, com milhares de peixes e a visibilidade da água é excelente durante quase todo ano, girando em torno de 5 a 12 metros.

Lago do Amor

O Lago do Amor na verdade é uma piscina natural de cor esmeralda que ficou famosa nas redes sociais. Ela se forma apenas em dias de mar agitado, que flui a partir da Praia Brava e chega até a Praia Grande.

O percurso dura em torno de meia hora e o caminho não possui sinalização ou estrutura, se passa por trechos estreitos, pedras escorregadias, desníveis e precipícios. Se a maré estiver alta, os trechos rochosos ficam ainda mais perigosos. Recomendamos ir com guia.

Essas foram nossas dicas para você que está planejando ir conhecer esse paraíso. Esperamos que tenham gostado, e qualquer dúvida é só deixar na caixa de comentários.

De Arraial seguimos para Petrópolis, região serrana do Rio, se quiser saber como foi nossa passadinha por lá, clica aqui.