Dicas e informações para visitar a Acrópole em Atenas

A Acrópole é o ponto turístico mais importante e cartão postal da cidade. Sem dúvidas a visita mais aguardada pelos turistas e o ponto alto de uma viagem para Atenas.

Preparamos esse post com dicas, informações e detalhes de um dos lugares mais fantásticos do mundo, para que você aproveite sua visita da melhor forma possível.

A Acrópole de Atenas

A Grécia é repleta de antigas acrópoles, mas nenhuma é tão famosa quanto a de Atenas, localizada bem no centro da capital.

Acrópole, que significa “cidade alta”, era o ponto mais importante das cidades antigas. Devido sua localização privilegiada, a 150 metros acima do nível do mar, servia como proteção contra invasores de cidades inimigas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas, civis ou religiosas. Por isso, há diversos monumentos dentro dessas cidades, como o importante Parthenon.

Outro fato importante é que Acrópole de Atenas foi saqueada e destruída por anos. Alguns dos monumentos foram e vem sendo reconstruídos, e algumas partes da cidade alta se encontram em ruínas, sendo possível apenas imaginar o quão deslumbrante fora aquele templo antigo em seus bons tempos.

O que visitar na Acrópole? Principais pontos de interesse

Dentre as principais atrações da Acrópole, destacamos as seguintes:

Odeon de Heráclito

A primeira construção que nos deparamos ao entrar na Acrópole é o Odeon de Heráclito. Um teatro que foi construído em 161 d.C por Herodes Ático em homenagem a sua esposa falecida. Ele era, originalmente, um teatro inclinado, com uma parede de pedra de três andares e um telhado de madeira feito de cedro. Foi usado como um local para concertos de música e tem uma capacidade para até 5 mil pessoas.

 Odeon de Heráclito
Odeon de Heráclito

Durante a visita não é possível acessar o Odeon por dentro, apenas vê-lo de cima. Até os dias de hoje, o teatro é utilizado pelos gregos para shows e espetáculos. Já imaginou que incrível deve ser?

Propileus

Corresponde ao antigo portão que dava acesso às principais atrações do topo da Acrópole e fazia parte da antiga fortificação do local.

Para os gregos, a palavra propileu significava uma simples sala de receber na entrada de um santuário e propileus quando era uma entrada mais imponente com mais de uma porta, como era o caso da Acrópole, afinal, era necessário uma entrada que estivesse à altura da beleza e da imponência dos templos construídos no local.

O Propileu foi erguido pelo arquiteto Mnesikles, todo em mármore branco do monte Pentélico, mas nunca foi terminado, e até os dias de hoje continua sendo o ponto de partida dos visitantes até a parte mais alta da Acrópole.

Por ser um espaço mais estreito, o propileus  sempre fica lotado de turistas, principalmente na alta estação
Por ser um espaço mais estreito, o propileus  sempre fica lotado de turistas, principalmente na alta estação
Erecteion

Templo dedicado a Atenas e Poseidon. A lenda diz que houve uma batalha entre estes deuses para saber quem seria o guardião da cidade. Atena ofereceu a Oliveira, árvore que resiste ao clima desértico da região, e sabedoria. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e o domínio dos mares. Atena, ganhou a disputa e com isso a cidade foi dedica a deusa.

O templo tem um estilo jônico e as Cariátides, famosas esculturas em forma de mulheres de túnicas, chamam bastante atenção. Infelizmente, nenhuma destas 6 esculturas é original. São reconstruções que foram feitas para ocupar o seu lugar, desde quando 5 delas foram retiradas e levadas para o Museu da Acrópole para serem melhor conservadas e uma delas foi removida pelo embaixador britânico Elgin, no século 19, e hoje está no British Museum em Londres.

Templo Erecteion
Templo Erecteion
• Teatro de Dionísio

Foi o maior teatro construído pelos antigos gregos, com uma capacidade de 17.000 espectadores, é considerado o berço do teatro ocidental e foi dedicado a Dionísio, deus do vinho e do teatro.

O teatro foi construído no século V a.C. e no princípio tinha apenas um local para a orquestra, em terra batida, um palco construído em madeira e os espectadores se acomodavam nas encostas naturais do terreno. Só em 410 a.C. foram construídas arquibancadas em madeira, uma cena e uma orquestra de mármore foram acrescentadas .

Teatro Dionísio
Imagem via Wikipédia
Teatro Dionísio
Imagem via Wikipédia
Templo da Atena Nike

Localizado na entrada da Acrópole junto ao Propileu, esse templo era dedicado à uma das variações da deusa Atena, conhecida como Nice ou Nike, nome dado à deusa da vitória.

Foi construído poucos anos depois do Parthenon com o objetivo de os Atenienses clamarem à deusa pela vitória nas guerras que travavam, especialmente, contra Esparta. Também era usado como posto de observação para possíveis invasões por sua posição estratégica no topo da colina.

O templo acabou sendo demolido pelos turcos e reconstruído após a independência grega. Passou por outra obra em 1940 e desde 2004 está em restauração.

Templo da Atena Nike
Imagem via Wikipédia
Templo da Atena Nike
Imagem via Wikipédia
• Parthenon

Sem dúvidas, o Parthenon é a grande estrela da Acrópole, sendo seu edifício mais imponente e importante, localizado no ponto mais alto da cidade alta, chamando atenção por sua grandiosidade.

O grandioso Parthenon
O grandioso Parthenon

O templo foi construído no século V a.C. para reverenciar a deusa Atena, protetora da cidade. Sua arquitetura foi pensada com o objetivo de impressionar e demonstrar força e poder, com uma construção muito peculiar que até hoje desafia os responsáveis por sua restauração. Sua estrutura é irregular com elementos únicos de tamanhos e formatos levemente diferentes, por isso sua restauração já dura mais de 30 anos e ainda está bem longe de ser finalizada.

O Parthenon serviu de igreja cristã no período bizantino e, depois foi convertido numa mesquita no período otomano. Foi saqueado por muitos povos, e seriamente danificado em 1687, graças à uma explosão de pólvora, quando era usado pelos turcos como paiol durante a invasão dos venezianos. Foi construído e destruído diversas vezes e o exemplar que hoje vemos, no topo da Acrópole, foi aquele construído durante a invasão dos Persas.

Areopagus Hill

Um pequeno rochedo onde você terá uma vista incrível da Acrópole e poderá apreciar toda sua imponência. De lá, é também possível avistar e fotografar a Ágora Antiga de Atenas.

 Areopagus Hill tem uma vista incrível da Acrópole!
Areopagus Hill tem uma vista incrível da Acrópole!

O Areopagus Hill também faz sucesso durante à noite, onde muitos visitantes sobem para apreciar a cidade e os monumentos iluminados. Seu acesso é gratuito.

Como chegar na Acrópole?

Se você estiver hospedado nos bairros de Plaka ou Manastiraki, poderá ir tranquilamente até a Acrópole caminhando. Para isso, você deverá chegar à rua conhecida como Dionysiou Areopagitou, de onde terá acesso à entrada da Acrópole.

Caso esteja em algum ponto mais afastado, poderá seguir de metrô, pela linha M2. Há três estações próximas da Acrópole: Thesion, Monastiraki e Acropolis. Saindo de qualquer uma delas é bem fácil achar a colina onde está a Acrópole.

Como adquirir o ingresso da Acrópole? 

O ingresso da Acrópole pode ser adquirido no local e os preços mudam de acordo com a época do ano. De abril a outubro os ingressos custam 20 euros (€10 a meia entrada), e de novembro a março custam 10 euros (5 euros a meia entrada).

Por ser a atração mais procurada da cidade, o lugar sempre está com grandes filas, no entanto, há uma forma de adquirir a entrada fugindo delas, comprando o ingresso combinado que dá acesso à várias atrações arqueológicas de Atenas, custa 30 euros, é válido por 5 dias e pode ser adquirido em qualquer uma das atrações que estão inclusas, e que na maioria das vezes não possuem filas.

Ingresso combinado
Ingresso combinado

Além da Acrópole, o ticket pode ser utilizado para visitar as seguintes atrações: Ágora Antiga, Museu da Ágora Antiga, Ágora Romana, Museu Arqueológico de Kerameikos, Sítio Arqueológico de Lykeion, Biblioteca de Hadrian, Kerameikos, Templo de Zeus e Estádio Panatenaico. É importante lembar que o ingresso combinado não inclui a entrada ao Museu da Acrópole, que custa 5 euros.

Pessoas a partir de 65 anos, estudantes universitários com documento da instituição e menores de 18 anos são isentos da cobrança. O monumento também tem alguns dias com entrada livre para todos:
– 6 de março (em memória de Melina Mercouri)
– 18 de abril (Dia Internacional dos Monumentos)
– 18 de maio (Dia Internacional dos Museus)
– O último final de semana de setembro (Jornadas Europeias do Patrimônio)
– 28 de outubro ( Dia do Oxi )
– Todos os primeiros domingos entre 1° de novembro e 31 de março.

Atenção! Ao programar sua visita, se atente para os horários de funcionamento e para os dias do ano em que o local não funciona.

Horário de funcionamento:
De abril a outubro, das 8h às 20h.
De novembro a março, das 8h30 às 17h.

Dias em que a Acrópole não abre:
1° de janeiro, 25 de março, 1° de maio, Domingo de Páscoa, 25 e 26 de dezembro.

Para mais informações visite o site oficial da Acrópole.

Para quem desejar, há possibilidade de adquirir o ingresso online pelo site oficial, e com a possibilidade de visita guiada no site da Get Your Guide.

Dicas para visitar a Acrópole

Agora que você já sabe o que visitar na Acrópole, confira algumas dicas que vão melhorar seu passeio e evitar furadas.

Melhores horários

A Acrópole é a atração mais visitada do país e milhares de pessoas passam por lá todos os dias. Chegar cedo, assim que o portão abre, é a melhor opção para evitar o excesso de turistas e as temperaturas mais quentes durante os meses de verão. Outra opção é chegar no final do dia.

• Use roupas confortáveis e calçados antiderrapantes

Recomendamos fortemente o uso de calçados antiderrapantes para visitar a acrópole que possui, em sua grande parte, um piso formado por pedras mármore que são super escorregadias e irregulares. Chegamos a ver várias pessoas escorregando e caindo feio. Então para evitar qualquer machucado vá com sapato antiderrapante.

Use roupas leves e confortáveis. Além do calor que faz na cidade, a subida é um pouco íngreme e pode ser cansativa, sua visita será bem melhor se estiver com roupas frescas e confortáveis. Outra dica que dou para as mulheres é evitar vestidos. Como a Acrópole fica numa colina, a 150 metros acima do nível do mar, venta bastante, mesmo durante o verão.

Ah, e o mais importante, não esqueça o protetor solar!

• Leve lanche e água

Não há restaurantes ou quiosques dentro dos portões da Acrópole, apenas na parte externa, na entrada principal. Então, sempre esteja preparado com um lanchinho para caso sinta fome, e água para se hidratar. Como já mencionei, Atenas é uma cidade muito quente, e na Acrópole, praticamente não há sombras.

Não suba nos monumentos

É proibido subir nos monumentos. Guardas ficam fiscalizando e chamam a atenção de quem desobedecer com apitos bem estridentes.

Dica Extra: Visite o Museu da Acrópole

Construído em 2009, o museu conta a história da Acrópole de forma bem interativa, permitindo conhecer a história do Período Clássico Grego, o que existia antes do Parthenon e o que passou depois do século V a.C.

A coleção do Museu da Acrópole consiste basicamente dos achados arqueológicos da própria Acrópole que começou a ser reunido com as escavações no século XIX, onde recolheram algumas esculturas clássicas e objetos dedicados ao culto de Atena. Desde então, com o prosseguimento das pesquisas, novos itens tem sido continuamente incorporados ao acervo e apresentados através das diferentes exposições divididas em galerias. Já na entrada é possível apreciar algumas ruínas arqueológicas que foram encontradas durante as escavações e mantidas no local isoladas com vidro.

Museu da Acrópole
Imagem via Wikimedia
Museu da Acrópole
Imagem via Wikimedia

A ala dedicada ao Erecteion é a mais procurada no museu. Lá é possível ver de perto cinco Cariátides, colunas em forma de estátuas de mulheres de túnicas que sustentam o peso da cobertura.

Recomendamos demais a visita ao Museu, e que ela seja feita antes da visita à Acrópole em si, pois dessa forma você consegue entender e aproveitar melhor toda a história e construção da cidade alta quando estiver lá.

Horário de funcionamento e valores:
De 1º de abril a 31 de outubro:
Segunda, das 8:00 às 16:00 horas.
Terça a domingo, das 08:00 às 20:00 (sexta até as 22:00).
De 1º de novembro até 31 de março:
Segunda a quinta das 9:00 às 17:00 horas.
Sextas, das 9:00 às 22:00 horas.
Sábados e domingos, das 9:00 às 20:00 horas.

Ingresso: adultos: 5€ | Reduzido: 3€
Estudantes da UE: grátis | Estudantes de outros países: 3€
Atenção! O ingresso do Museu da Acrópole não está incluso no ingresso combinado dos outros templos.

Para mais informações, visite o site do Museu da Acrópole.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *