Regras para visitar Machu Picchu

Machu Picchu é sem dúvidas a principal atração do Peru e o sonho de viagem de muita gente não é mesmo? E devido a grande quantidade de turistas que visitam a Cidade Inca todos os anos, o governo peruano, seguindo ordens da Unesco, tomou as medidas necessárias para controlar a quantidade de visitantes, impondo novas regras para melhorar a conservação e proteção do local.

A cidade perdida dos Incas quase entrou para a lista da Unesco de patrimônios ameaçados pelo turismo desenfreado, por isso, desde 2017, várias medidas são anunciadas pelo governo peruano, no intuito de preservar o sítio arqueológico.

Visitamos Machu Picchu em julho de 2016, quando ainda não existiam tantas regras. Com isso, percebemos a importância do turista ter o conhecimento desse regulamento ao planejar sua ida para a Cidade Inca, e trouxemos esse post para esclarecer as dúvidas que possam existir, e ajudar a programar da melhor forma possível sua visita à este lugar tão incrível.

Machu Picchu

Ingressos com hora marcada

Desde de janeiro de 2019 os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora marcada, tendo nove horários disponíveis.

O acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso, não adiantando chegar antes da hora e querer começar logo a visita.

Se quiser ir ao parque no primeiro horário, às 6:00, saiba que ele é o mais concorrido pelos visitantes, então recomendamos comprar com uma maior antecedência.

Os ingressos podem ser adquiridos com até 6 meses de antecedência no site oficial do Ministério da Cultura do Peru, que é o único lugar onde você compra sem taxas ou comissão.

Obrigatoriedade de guia

Outra regra que desde julho de 2017 está em vigor é a proibição da entrada no parque sem um guia licenciado.

Na entrada do Sítio Arqueológico, é possível contratar guias locais que cobram entre 130 a 150 soles. Você pode escolher se unir a um grupo, que não pode ultrapassar o limite de 16 pessoas, e pagar mais barato, ou fazer um tour particular.

Quando fomos, a entrada com o guia ainda não era obrigatória e mesmo assim optamos por contratar um para termos uma explicação detalhada, entender melhor sobre a história e descobrir os segredos do lugar. Vale a pena!

Se você for entrar em Machu Picchu pela segunda vez, não é necessário estar acompanhado de guia, se já ingressou com um no turno ou dia anterior. Para fazer isso, você só precisa mostrar o ticket anterior e indicar o nome do guia com quem você fez o tour.

Limite de quatro horas de visitação

Depois das novas regras estabelecidas, os visitantes tem um limite de 4 horas para completar sua visita. O tempo é controlado através de um adesivo colado no ingresso ao entrar no parque, e a cor indica o horário da saída. Não se preocupe, o tempo é suficiente para percorrer um dos três circuitos e ainda fazer muitas fotos.

Para quem vai combinar a visita com uma trilha de montanha, o limite de tempo é maior:
6 horas para quem optar por fazer Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu, e
8 horas para os visitantes que optarem por fazer Machu Picchu + Montanha Machu Picchu.

Tipos de Ingresso, horários e valores

Também houveram alterações em relação aos horários e tipos de ingresso. Atualmente, existem três tipos disponíveis para compra, todos incluem a entrada para o famoso sítio arqueológico inca, sendo possível combina-la com as trilhas para as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu.

1. Somente Machu Picchu

Com este ingresso, você pode visitar Machu Picchu e ver mais das 150 estruturas que compõem a cidade. Você verá templos, terraços, residências, canais de água e outras estruturas cuja construção continua sendo um enorme mistério.

É importante lembrar que, com as regras implementadas, a trilha pelo parque foi dividida em três circuitos e o visitante pode escolher apenas um dos três para percorrer em sua visita. Se você quiser fazer mais de um circuito, terá que comprar mais de um ingresso.

O circuito 1 é o mais completo, leva cerca de 3 horas para ser feito e tem a vista clássica da cidadela. O circuito 2 percorre as áreas centrais da cidade e leva aproximadamente 2h30min para ser concluído. Já o circuito 3 acessa a área central das ruínas por um caminho localizado na parte inferior e é recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção, levando cerca de 2 horas para conclui-lo.

Os circuitos são demarcados e não é permitido fazer o caminho de volta por eles, apenas seguir em frente, não sendo mais possível andar livremente pela Cidade Inca.

Horários de entrada

1º Horário:
Entrada para Machu Picchu a partir das 6h;
Entrada para Machu Picchu a partir das 7h;
Entrada para Machu Picchu a partir das 8h.

2º Horário:
Entrada para Machu Picchu a partir das 9h;
Entrada para Machu Picchu a partir das 10h;
Entrada para Machu Picchu a partir das 11h.

3ª Horário:
Entrada para Machu Picchu a partir das 12h;
Entrada para Machu Picchu a partir das 13h;
Entrada para Machu Picchu a partir das 14h.

O valor deste ingresso, com acesso apenas para Machu Picchu, custa 152 soles para adultos ou 77 soles para estudantes até 25 anos.

2. Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu

Através desse bilhete é possível entrar na Cidade Inca de Machu Picchu e subir a famosa montanha de Huayna Picchu, que esta localizada a 2.693 metros acima do nível do mar e presente nos cartões postais da cidade. É considerada uma das caminhadas curtas mais surpreendentes do mundo e a montanha mais visitada do sítio devido ao seu rico valor arqueológico.

A montanha Huayna Picchu sempre em destaque
A montanha Huayna Picchu sempre em destaque
Turnos de entrada

Grupo 1: Entrada para Machu Picchu a partir das 6h.
Início da trilha para Huayna Picchu entre as 7h e as 8h.
Grupo 2: Entrada para Machu Picchu a partir das 7h.
Início da trilha para Huayna Picchu entre as 7h e as 8h.

Nesses dois primeiros grupos, o visitante pode ficar no local até 7 horas após o momento de sua entrada.

Grupo 3: Entrada para Machu Picchu a partir das 8h.
Início da trilha para Huayna Picchu entre as 10h30 e as 11h30. Nesse grupo, o visitante pode ficar até 6 horas após a sua entrada.

O acesso a Huayna Picchu é muito disputado e são disponibilizados apenas 400 bilhetes por dia.  Se você deseja realizar a trilha, recomendamos reservar o ingresso com bastante antecedência, principalmente se sua visita for na alta temporada. O valor do ingresso custa 200 soles para adultos ou 125 soles para estudantes até 25 anos.

Lembrando que a trilha para Huayna Picchu só é permitida para pessoas com mais de 12 anos de idade e não é aconselhável para pessoas que tem medo de altura, pois os caminhos são feitos perto de penhascos, que podem causar vertigem.

3. Machu Picchu + Montanha Machu Picchu

Com esta opção, você pode entrar na cidade inca e também subir a montanha Machu Picchu que se encontra a 3.082 metros acima do nível do mar e leva-se em torno de 3h30 para fazer o percurso de ida e volta, através de uma trilha menos íngreme, porém mais longa que a de Huayna Picchu.

Turnos de entrada

1º Grupo: Entrada para Machu Picchu a partir das 6h.
Início da trilha para a Montanha entre as 7h e as 8h.
2º Grupo: Entrada para Machu Picchu a partir das 7h.
Início da trilha para a Montanha entre as 7h e as 8h.
Grupo: Entrada para Machu Picchu a partir das 8h.
Início da trilha para a Montanha entre as 9h e as 10h.
O turista pode ficar no local até 8 horas após o momento de sua entrada.

São liberados 800 bilhetes por dia para entrar nesta montanha, e o valor do ingresso é o mesmo da Huayna Picchu, 200 soles para adultos e 125 soles para estudantes até 25 anos.

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Outra modificação a ser levada em consideração é que a reentrada na Cidade Inca não é mais permitida, exceto por motivos de força maior.

Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia, podendo até sair para almoçar. Com as novas regras ficou proibido o reingresso e agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que apresentar um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

A reentrada é permitida para os visitantes que comprarem o ticket incluindo as montanhas Machu Picchu ou Huayna Picchu.

Proibições

Objetos proibidos dentro da cidade inca

• Tripés, suportes ou extensões para câmeras ou celulares;
Os bastões de selfie não são permitidos pois podem causar desconforto aos outros turistas que transitam por Machu Picchu, e os tripés também são proibidos porque interrompem o trânsito e podem danificar o chão.
• Mochilas, bolsas ou sacos que excedam os 5 quilos de peso;
• Alimentos;
É proibido levar grandes quantidades de comida para Machu Picchu. Os snacks são permitidos desde que as embalagens sejam guardadas. Garrafas plásticas de água não são permitidas porque prejudicam o meio ambiente. Os frascos com água estão permitidos. Substâncias ilegais (drogas ou sob seus efeitos);
• Bebidas alcoólicas (ou sob seus efeitos);
• Aerossóis ou pinturas;
• Instrumentos musicais, megafones ou alto-falantes;
• Sapatos com saltos duros;
• Carros de bebê (é preferível levar uma mochila porta bebé);
• Objetos pontiagudos e / ou armas de qualquer tipo;
• Bandeiras e cartazes;
• Vestuário destinado a fins publicitários;
• Bastões de ponta metálica (adultos mais velhos podem portar um bastão com ponta de borracha).

Com as novas regras, bastão de selfie e tripé não pode mais!
Com as novas regras, bastão de selfie e tripé não pode mais!

Na entrada de Machu Picchu, há um lugar onde os turistas podem guardar seus pertences que contenham algum desses objetos que são proibidos.

Comportamentos proibidos em Machu Picchu

• Gerar tumulto, brincar ou causar desordem no acesso e/ou a qualquer ponto da Cidade Inca;
Subir ou apoiar-se nos muros e/ou estruturas;
• Fazer qualquer tipo de atividade que distorce o caráter sagrado de Machu Picchu;
• Fazer atos obscenos não apropriados em um lugar público e que atentem contra a moral e os bons costumes como despir-se, vestir-se, deitar-se ou correr;
• Fumar;
• Fazer vôos no espaço aéreo do local com um parapente, drones ou qualquer tipo de navio menor.

Os drones são proibidos dentro de Machu Picchu. No entanto, você pode usá-lo na cidade de Cusco, na cidade de Águas Calientes e no Vale Sagrado dos Incas.

Depois da implementação das regras, subir ou apoiar-se nos muros e/ou estruturas também não é mais permitido
Depois da implementação das regras, subir ou apoiar-se nos muros e/ou estruturas também não é mais permitido
Outras proibições

• É proibido deixar os circuitos ou rotas estabelecidas;
• Alimentar animais domésticos ou selvagens na cidade inca;
• Fazer rotas ilegais ou qualquer outra que evite a entrada e o controle estabelecidos de Machu Picchu;
• Fazer barulhos altos ou irritantes, como bater palmas, gritar, assobiar, cantar;
• Executar qualquer tipo de fogo;
• Jogar lixo de qualquer tipo no chão;

É comum encontrar Lhamas espalhadas por Machu Picchu, e não é permitido alimentá-las
É comum encontrar Lhamas espalhadas por Machu Picchu, e não é permitido alimentá-las

Penalidades para quem não cumprir as regras

Dentro de Machu Picchu existem câmeras de alta definição e guardas de segurança espalhados, estrategicamente, por todo parque. Se necessário, eles podem fazer uma intervenção aos turistas que não cumpram com as regras estabelecidas pelo lugar. Sempre que ouvir um apito lá dentro, é porque alguém está descumprindo alguma dessas regras.

O descumprimento das proibições em Machu Picchu determina a expulsão do visitante, sem o direito de reembolsar o valor do ingresso. Considerando a gravidade da infração, as autoridades iniciarão as ações legais correspondentes, e em algumas ocasiões, podem restringir a entrada do visitante por toda a vida. Atentar contra a integridade de outras pessoas, da Maravilha do Mundo, atacar a moral e as boas maneiras, são casos que são punidos exemplarmente.

+ Para saber como chegar em Machu Picchu e outras dicas, clique aqui.

Gostou das informações trazidas nesse post? Tem alguma dica importante? Aproveite para nos contar na caixa de comentários 😉

One comment

  1. Que post completo e maravilhoso! Eu nem sabia de todas essas regras, muito bom saber pra quando eu planejar muita viagem. Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *