Santorini: Guia completo para planejar sua viagem

Ahh Santorini! Só de ler ou escutar o nome desse lugar suspiro de saudade. E se você está nesse post é porque deve estar pensando em visitar uma das ilhas gregas mais famosas e um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo, por isso preparamos esse guia super completo pra você planejar sua viagem.

Nesse guia você vai ler sobre:

1. Sobre Santorini
2. Quando ir à Santorini
3. Como chegar em Santorini
4. Quantos dias ficar em Santorini
5. Onde ficar em Santorini
6. Como se locomover na ilha
7. O que fazer em Santorini
8. Quais os documentos necessários
9. Como ter internet em Santorini

Sobre Santorini

Santorini talvez seja a responsável pela imagem que temos da Grécia. Milhares de casinhas brancas empilhadas umas sobre as outras, igrejas com cúpulas azuis, restaurantes românticos com vista para o pôr do sol que dizem ser o mais lindo do mundo.

Santorini
Santorini

Mas você sabia que a forma atual da ilha é resultado de uma gigantesca erupção vulcânica que ocorreu há milhares de anos? Muitos não sabem, mas Santorini é uma ilha formada pelos restos de um vulcão que explodiu e causou a destruição da civilização micênica da ilha.

Essa erupção fez com que Santorini assumisse a sua forma atual, semelhante à uma lua crescente, onde em sua concavidade fica a chamada caldeira, que teoricamente falando é uma depressão vulcânica, e é a parte mais incrível da ilha com uma vista que é um verdadeiro espetáculo de tão linda, composta por várias casinhas brancas contrastando com o azul do mar Egeu.

Mas você deve estar se perguntando, e o vulcão? O poderoso vulcão (ainda ativo) fica debaixo d’água, na ilha central, por isso você não irá ver aquela forma clássica de montanha com a cratera no topo, porém a partir de vários pontos é possível observar a ponta do vulcão rodeada pelo mar, e também é possível visitá-lo em um tour.

Mapa de Santorini
Mapa de Santorini

Mas não pense que só de casinhas brancas vive Santorini, do outro lado, na outra costa da meia lua, ficam as praias, mas já adianto que são bem diferentes das que você conhece, pois são cheias pedras vulcânicas bem escuras ao invés de areia.

Outra curiosidade é que Santorini é oficialmente chamada de Thera e você poderá perceber isso na hora de planejar sua viagem. Quando buscar por voos, ferries ou até mesmo em sites de ônibus, você irá encontrar mais o nome “Thera” do que “Santorini”.

Quando ir à Santorini

Escolher a época certa para visitar Santorini, irá fazer toda diferença na sua viagem e a experiência que você poderá viver.

Para começar, descarte ir na baixa temporada, que vai de novembro a março. Durante esses meses, muitos hotéis e restaurantes fecham ou entram em reforma, fica difícil chegar na ilha devido ao fechamento de voos e a quantidade de barcos (ferry-boats) diminuem consideravelmente.

Além disso, essa é a época do inverno na Europa e consequentemente a estação mais chuvosa em Santorini, não sendo o período ideal para realizar passeios ao ar livre, já que as praias ficam bem frias e por isso desertas.

Mas afinal, Qual a melhor época para visitar a ilha? Pensando em praia, os melhores meses de visitar a ilha são julho e agosto, os mais quentes do verão no hemisfério norte. E como são os melhores meses, consequentemente a ilha estará mais cheia e os preços mais altos.

Outros meses que possuem boas temperaturas (ainda altas) são junho e setembro. Como já não é alta temporada, a ilha, embora cheia, não fica tão lotada como no auge do verão e com isso os preços também diminuem.

No meio da primavera (abril e maio) e em outubro, você terá algumas opções de voos e ferrys para chegar na ilha, e hotéis com preço de baixa temporada, porém não será uma época interessante para curtir a praia e entrar no mar será bem difícil (no verão a água já é gelada, imagina com temperaturas mais baixas).

Mas se o seu roteiro incluir apenas a ilha de Santorini e seu interesse não for praia e sim curtir a vibe da ilha com todo seu charme, este poderá ser um ótimo período para visitá-la. De toda a Grécia, a ilha de Santorini é a que recebe turistas por um período maior de tempo justamente pelo seu forte não ser praias e sim a beleza de suas casinhas brancas construídas na encosta.

Nós visitamos a ilha em julho, estava um pouco cheio, mas nada que chegasse à incomodar. Em relação aos preços, como fomos para Mykonos primeiro, achamos os preços em Santorini bem tranquilos. Sobre a temperatura, já somos acostumados com o calor, então não sentimos muita diferença.

Como chegar em Santorini

Santorini faz parte das Ilhas Cíclades, um grande arquipélago banhado pelo mar Egeu, e para chegar até a ilha você tem duas opções: barco ou avião.

Para escolher um dos dois, é necessário avaliar qual valerá mais a pena pra você, tanto financeiramente, como em questão de logística, e isso irá depender de onde está vindo ou para onde você vai.

aeroporto de Santorini é de porte pequeno e se chama Kratikos Aerolimenas Santorinis. Há diversos voos diários conectando Santorini à Atenas e outras ilhas do país. Também há alguns voos diretos de países como França, Holanda, Alemanha, Itália e Reino Unido.

Se você escolher ir de ferry-boat, a porta de entrada na ilha de Santorini será o Porto de Thira, que recebe dezenas de embarcações todos os dias, transportando milhares de passageiros.

Quantos dias ficar em Santorini

Nossa estada em Santorini foi de dois dias, mas caso queira conhecer as praias com calma e visitar outros pontos turísticos da ilha, recomendo acrescentar, pelo menos, mais um dia.

Mas se quiser apenas curtir seu hotel e o belíssimo visual da ilha, dois dias serão suficientes.

Onde ficar em Santorini

Santorini é um daqueles destinos que o local da hospedagem pode influenciar completamente na sua experiência de viagem. Mas não se preocupe, há diferentes tipos de acomodações para todos os gostos e bolsos, a sua missão será apenas escolher qual se enquadra melhor às suas condições.

Oia

Para ser bem sincera, na minha opinião a melhor cidade para se hospedar em Santorini é Oia (pronuncia-se “ía”). Esse é o lugar que materializa o que idealizamos da ilha, com casinhas brancas, igrejinhas de domo azul e uma vista incrível da caldeira contrastando com o azul do mar Egeu.

Oia - um dos melhores lugares para se hospedar em Santorini
Oia – um dos melhores lugares para se hospedar em Santorini

Além disso, Oia tem o pôr do sol mais famoso de Santorini, e talvez o mais concorrido de toda a Grécia, grande diversidade de restaurantes, lojas e galerias de arte.

Como você já deve imaginar, Oia é o lugar mais caro para se hospedar em Santorini, justamente pela sua localização privilegiada. Mas, cabendo no seu bolso, é um investimento que vale muito a pena.

» Algumas sugestões de hospedagem em Oia

Clique aqui para buscar mais opções de hospedagem em Oia – Santorini.

Fira

Mas calma, se você acha que não vai dar para se hospedar em Oia, nem tudo está perdido! Outra cidade ótima para ficar em Santorini é Fira (ou Thira), a capital da ilha.

Lá você encontrará mais ofertas de hotéis com melhores preços, ótimos restaurantes, comércio variado com mercadinhos e lanchonetes para comer barato, locadoras de veículos, agências de turismo e uma animada vida noturna.

Fira é a capital da ilha e também tem um visual incrível
Fira é a capital da ilha e também tem um visual incrível

Outro ponto positivo é a sua localização, por estar mais centralizada, fica mais próximo do Porto e do Aeroporto da ilha.

Em Fira você também encontra as famosas casinhas brancas e lojinhas, porém não tão charmosas quanto às de Oia, e suas ruas costumam ficar bem mais lotadas.

Na capital também é possível ficar em hotéis com vista para a caldeira por um valor mais baixo que em Oia, mas se mesmo assim ainda não estiver cabendo no seu orçamento, abrindo mão da vista para a caldeira você encontrará várias opções de hotéis econômicos.

» Algumas sugestões de hospedagem em Fira

Clique aqui para buscar mais opções de hospedagem em Fira – Santorini.

Imerovigli e Firostefani

Mas nem só de Oia e Fira vive Santorini. No caminho entre as duas, ainda na parte alta da encosta, há outras cidades onde pode-se encontrar ótimos hotéis, alguns até com vista para a caldeira.

São opções de cidades menos badaladas, e com menos variedade de restaurantes e lojinhas, pelo menos em relação a Fira e Oia.

Dessas cidades, Imerovigli tem o vilarejo mais sossegado e por isso também é o mais romântico. Sua localização é privilegiada por ser a região mais alta de Santorini, o que proporciona curtir vistas incríveis.

Em Imerovigli também é possível se hospedar em hotéis luxuosos e com vista para a caldeira, porém você não encontrará tantas opções de restaurantes e comércios como em Fira ou Oia.

Já a cidade de Firostefani está localizada logo acima de Fira e é praticamente uma extensão da capital. Também está próxima à caldeira e como todos os vilarejos que já citamos até agora, oferece também boa quantidade de hotéis, restaurantes, cafés e bares. Segue também a lógica de ser uma localização menos procurada que Fira e Oia, o que mantém os preços mais baixos por lá.

Clique aqui para buscar opções de hospedagem em Imerovigli.
Clique aqui para buscar opções de hospedagem em Firostefani.

Kamari e Perissa

Em Santorini há duas regiões completamente diferentes que são: a região da cratera do vulcão e a região das praias. As vilas que estão localizadas nas praias, formam a parte mais barata da ilha, onde você encontrará hotéis e restaurantes mais econômicos.

Kamari é uma dessas vilas e está localizada em uma área bem tranquila, há 15/20 minutos de Fira. Na região, há diversas opções de hotéis, e boa estrutura para os turistas onde é possível encontrar lojas, restaurantes, bares e cafés. Muitos dos restaurantes são à beira-mar, com preços aceitáveis.

Outro vilarejo na região das praias é o de Perissa, o menor deles, que está localizado a 13km de Fira. É lá que você encontra a Perissa Beach, considerada a melhor praia da ilha, com um mar calmo e azul cristalino, areias escuras, com opções de bares e restaurantes com espreguiçadeiras, sendo um local extremamente tranquilo.

Clique aqui para buscar opções de hospedagem em Kamari.
Clique aqui para buscar opções de hospedagem em Perissa.

Onde nos hospedamos

Optamos por ficar em Firostefani onde encontramos um excelente custo benefício. O hotel que escolhemos foi o Villa Firostefani que tinha uma ótima localização, bem próximo do centrinho de Fira (cerca de 5 minutinhos caminhando) e com vários restaurantes, cafés e bares próximos.

Nós pagamos 160 euros (R$ 707,00 – julho de 2019) por duas diárias em quarto duplo privativo equipado com banheiro, ar-condicionado, TV, frigobar, chaleira elétrica e café da manhã incluído.

Ficando nessa localização, conseguimos fazer tudo que queríamos na ilha, mas confesso que gostaria de ter ficado em um hotel com vista para caldeira e piscina na varanda, mas infelizmente não coube em nosso orçamento.

Uma dica para você que terá pelo menos 3 dias na ilha, é ficar dois dias em uma hospedagem mais econômica e os outros dias em um hotel mais luxuoso e com a vista dos sonhos.

Lembre-se de reservar sua hospedagem com antecedência em relação a alta temporada. Quanto mais próximo dos meses de maio a setembro, mais difícil será achar opções mais econômicas.

Como se locomover na ilha

Apesar de parecer pequena, Santorini possui 73 km² e as atrações turísticas e pontos de interesse da ilha não ficam tão próximas. Para ter uma noção das distâncias, entre a cidade de Oia no norte, até Perissa, uma praia que fica no sul da ilha, são 27 km e o trajeto leva em torno de 40 minutos de carro.

A escolha do transporte para se locomover na ilha vai depender do seu orçamento e estilo de viagem, por isso trouxemos detalhadamente as opções que você terá disponível na ilha.

De ônibus

O transporte público em Santorini é relativamente bom nas principais cidades e vilas, onde há vários pontos de ônibus, e é o meio de transporte mais barato para se deslocar. Mas infelizmente, os coletivos não passam em alguns lugares interessantes da ilha.

Todas as rotas começam ou acabam no terminal rodoviário da ilha que fica em Thira, região central de Santorini. Para ir de Oia a Kamari, por exemplo, você vai precisar fazer Oia-Kamari, e depois Thira-Kamari, pagando dois bilhetes. Além disso, para alguns destinos o intervalo entre os ônibus pode levar quase uma hora.

A empresa responsável pelo transporte público em Santorini é a Ktel, ela conta com ônibus novos e limpos, com ar condicionado e poltronas estofadas.

O valor da passagem varia de 1,80 euros a 2,50 euros (depende da localidade), os bilhetes são vendidos dentro do ônibus por um cobrador e só é aceito pagamento em dinheiro (euros), então se programe para ter o dinheiro em mãos.

Tabela de valores das passagens de ônibus em Santorini
Tabela retirada do site da empresa Ktel
Tabela de valores das passagens de ônibus em Santorini
Tabela retirada do site da empresa Ktel

Nos pontos de ônibus há os horários e as rotas afixados, e elas variam muito de acordo com a localidade. Uma dica é tirar uma foto da tabela logo na primeira corrida fizer, assim poderá consultar sempre para planejar seus horários. Foi assim que fizemos em Mykonos, onde utilizamos somente o transporte público.

De carro

Alugar um carro é a melhor forma de se locomover e explorar Santorini, pela facilidade e liberdade de visitar os locais no seu tempo.

Na verdade, não só em Santorini mas também em Mykonos, Kefalonia e Zakynthos, que foram as outras ilhas Gregas que visitamos. Claro que se você por algum motivo não dirige, ou quer economizar na viagem, você pode usar ônibus público.

Como já mencionei antes, os pontos turísticos da ilha não são tão próximos e se você não estiver hospedado em Fira, que tem as melhores conexões de transporte, ou em Oia, estar de carro será essencial.

Achamos as estradas em Santorini bem tranquilas, mas é importante lembrar que há bastante curvas, então tenha sempre cautela, afinal você estará em uma estrada desconhecida e em outro país. Além disso é preciso ter muito cuidado para estacionar somente nos locais permitidos e não correr o risco de ser multado ou até mesmo ter o carro rebocado.

Lembrando que para alugar um carro no exterior, via de regra, é necessário apresentar a PID (permissão internacional para dirigir). Apesar de termos ido prevenidos em relação a isso, nas três ilhas onde alugamos carro (Santorini, Kefalonia e Zakynthos) nenhuma foi necessário a apresentação da permissão e só exigiram a CNH brasileira, mas é bom sempre ir preparado.

Em relação aos valores, os preços variam entre 30 e 50 euros, dependendo da época, do modelo e da potência do motor. Visitamos Santorini em julho (alta temporada) e conseguimos alugar um carro básico por 35 euros a diária, com seguro incluído e sem taxa pela devolução em local diferente, já que pegamos o carro no porto e devolvemos no aeroporto, no site da RentCars.

De moto ou quadriciclo

Outras opções que você poderá usar para se deslocar na ilha são quadriciclos e motos.

A opção menos utilizada pelos turistas é a moto scooter, apesar de ter o melhor custo-benefício, já que seu aluguel é bem mais barato do que o de um quadriciclo e do carro, e a moto ainda consome menos combustível.

Entretanto, se você não está acostumado a dirigir moto ou nunca pilotou uma, não vale a pena. Leve em consideração as estradas do lugar que existem muitas curvas com algumas beirando precipícios.

A outra opção disponível para se deslocar em Santorini por conta própria e que muitos turistas utilizam é o quadriciclo. Ele tem mais estabilidade e é mais fácil de pilotar que uma moto. Além disso, ainda tem a facilidade de estacionar por ser pequeno.

Tivemos muita vontade de alugar um, mas a diferença do preço em relação ao carro não era tão grande como em Mykonos, e como nunca tínhamos pilotado um, ficamos com receio e preferimos seguir com o carro mesmo.

De táxi

O táxi é a opção mais cara para se deslocar em Santorini. Os preços são combinados a cada corrida e para alguns deslocamentos não vale a pena pelos altos valores que são cobrados.

Para se ter uma noção, um deslocamento de táxi (ida e volta) entre duas cidades de Santorini pode ser o mesmo valor do aluguel de um carro. Do Porto de Thira para o centro de Fira nos cobraram 20 euros, sendo que o aluguel de carro estava custando 35 euros, por isso optamos pelo carro.

O que fazer em Santorini

Sem duvidas, o melhor passeio a se fazer em Santorini é se perder pelas charmosas vilas de Oia e Fira, admirando as paisagens incríveis com um mar azul maravilhoso contrastando com suas casas branquinhas e floridas. Mas não pense que Santorini se resume apenas à isso, existem outras atividades imperdíveis na ilha.

Pelas ruas de Oia
Pelas ruas de Oia

Para quem curte praia, lá você terá a oportunidade de conhecer algumas bem diferentes das que estamos acostumados aqui no Brasil. Isso por que o solo na ilha é de origem vulcânica e consequentemente a areia das praias são escuras e em algumas no lugar da areia você encontrará pedras.

A Red Beach é a praia mais famosa da ilha. Seu nome vem da coloração das rochas que cercam a praia e possuem uma tonalidade avermelhada, que contrastam com o azul do mar e compõe um lindo cenário.

Red Beach, praia mais famosa de Santorini
Red Beach, praia mais famosa de Santorini

Devido à sua fama, a praia costuma ficar lotada e lá você não encontrará estrutura com guarda-sóis como em outras praias de Santorini. Caso pretenda ficar por muito tempo para tomar sol e curtir o mar, recomendo levar sua toalha. Se precisar comprar uma bebida ou um lanche, há uma única lanchonete, localizada entre as rochas.

Estando em Santorini você ainda poderá visitar as praias White Beach e Black Beach, que são acessíveis apenas de barcos que partem da Praia Vermelha a cada 30 minutos. As duas têm um pouco mais de estrutura que a anterior, como aluguel de cadeiras e guarda-sol.

Outras praias que merecem entrar no seu roteiro e possuem um acesso mais fácil e com mais estrutura são as praias de Kamari, Perissa e Perivolos. A Perissa Beach foi a nossa favorita. Ela tem ótima estrutura para passar o dia e uma orla cheia de restaurantes e barzinhos.

Perissa Beach
Perissa Beach

Um cantinho super especial em Santorini que recomendo à todos a visita é a linda Amoudi Bay, onde funciona um pequeno porto repleto de charmosos restaurantes à beira de um mar absurdamente cristalino, com uma paisagem privilegiada das casas de Oia.

Amoudi Bay, um lugar encantador em Santorini
Amoudi Bay, um lugar encantador em Santorini

E se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer em Santorini é curtir o pôr do sol, um dos mais famosos do mundo. Além da cidade de Oia, outro lugar maravilhoso para contemplar o astro rei em grande estilo é em Fira, próximo à Catedral Ortodoxa.

Essas são as atrações que considero imperdíveis em Santorini. Para saber mais detalhes sobre elas e outros pontos interessantes da ilha, confira nosso post: O que fazer em Santorini: Roteiro de 2, 3 ou mais dias na ilha.

Quais os documentos necessários

A Grécia não exige visto para brasileiros entrarem em seu território, desde que você vá ficar apenas 90 dias ou menos na Europa, e que o motivo da viagem seja turismo.

Para entrar no país, assim como em toda União europeia, é necessário apenas o passaporte com validade mínima de 6 meses e seguro viagem com uma cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica.

Aproveite para fazer sua cotação na Seguros Promo e compare os preços do seu seguro nas melhores seguradoras. Ah, e usando nosso cupom SEGUENAVIAGEM5 você ganha um desconto especial.

Como ter internet em Santorini

Um celular conectado à internet durante uma viagem é algo extremamente útil e necessário. Estando conectado você poderá pesquisar sobre os pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e usar o GPS, além de poder estar conectado nas redes sociais.

Uma forma de ficar conectado o tempo todo, não só em Santorini, mas em todas as ilhas gregas, é adquirindo um chip da Yes Brasil. Nós usamos e foi super fácil. Você recebe chip ainda no Brasil e já chega em seu destino conectado.

A internet nos foi super útil, utilizamos principalmente com o GPS para nos locomovermos nas ilhas com os carros que alugamos e para postar tudo em tempo real no @seguenaviagem.

Confira os preços e planos do Yes Brasil aqui.


Essas foram nossas dicas para você planejar sua viagem da melhor forma possível, espero que tenham gostado. Nos destaques do nosso Instagram @seguenaviagem você consegue assistir toda nossa viagem pela Grécia.

Já foi para a ilha? Deixe suas dicas de Santorini nos comentários e ajude outros viajantes. Abraços e até a próxima!

Confira outros artigos sobre a Grécia:

PLANEJE SUA VIAGEM

Quando você faz uma reserva com um dos links do Segue na Viagem, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade para ajudar viajantes como você. Então, bora reservar?! Lembrando que só recomendamos empresas sérias que já usamos e recomendamos!

Hospedagem: Booking.com e Airbnb
Aluguel de carro: RentCars
Passagens Aéreas: Passagens Promo 
Seguro Viagem: Seguros Promo (5% OFF) e Real Seguros
Chip de telefone e internet: Viaje Conectado (15% OFF com o cupom: SEGUENAVIAGEM)
Passeios e Ingressos: Get Your Guid

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *